Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

GESTÃO

Reunião do Consepex é encerrada sem a discussão de todos os pontos de pauta

Conselheiros se reuniram na tarde desta quarta-feira (3), de forma online

Publicada em 05/06/2020 Atualizada há 12 meses

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepex) do IFRN reuniu-se nesta quarta-feira (3), de forma online e extraordinária, para discutir seis pontos de pauta. A reunião começou com apresentação do presidente do Conselho, o professor Josué Moreira, reitor pro tempore do Instituto. Na sequência, a pauta proposta foi aprovada, por unanimidade.

O conselheiro Paulo Roberto Pimentel apresentou a primeira pauta, "Convocação de eleições suplementares para os cargos vagos do Consepex". Após a fala de Paulo Roberto, o conselheiro João Francisco Simões apontou as possíveis dificuldades de realização de eleições nos campi em um período de pandemia. Paulo Roberto Pimentel destacou que os trâmites e a eleição se dão, exclusivamente, via Suap, o que não prejudicaria sua condução durante esse período. A conselheira Monique Fonseca ratificou o pensamento e ressaltou a importância do Conselho como justificativa para dar andamento à eleição. 

Dando seguimento ao ponto de pauta, a secretária do Conselho, Carolina Dantas, explicou a necessidade das eleições para o Conselho. Tal fala foi endossada pelas palavras do reitor pro tempore e a proposta foi aprovada com ampla maioria, tendo apenas um voto contrário. Foi formada, então, a Comissão Central das eleições: os próprios conselheiros definiram o professor Paulo Pimentel, o estudante Michael Douglas Batista e a técnica administrativa Ana Paula Borba, além do professor Bruno Lustosa, como membros da Comissão, representando, respectivamente os docentes, os discentes, os técnicos-administrativos e o Colégio de Dirigentes (Codir).

Os conselheiros definiram a seguir o período das eleições suplementares: 30 dias (prorrogáveis por mais 15 dias caso haja necessidade) a partir da emissão da portaria que nomeia a comissão. O período foi aprovado por unanimidade. Se considerar necessário, a comissão eleitoral poderá solicitar prorrogação do prazo. A proposta foi construída coletivamente a partir da sugestão do conselheiro Márcio Maia, representante dos professores.

Encerramento precoce

O segundo ponto de pauta, "Apreciação de novo calendário de reuniões do Consepex", acabou por não ser votado. Indagado sobre a suposta ilegalidade na nomeação – para membro do Conselho – de servidor com punição imposta em Processo Administrativo Disciplinar, o reitor pro tempore entrou em discussão com alguns membros do Consepex. O questionamento tratava da participação do pró-reitor de Extensão, professor Bruno Lustosa, que respondeu à PAD a menos de 24 meses, o que, de acordo com os conselheiros, impossibilitaria sua presença na reunião.

O professor Josué disse que não responderia à indagação, proposta em questão de ordem, pois não se tratava de ponto de pauta. A discussão se intensificou e o pró-reitor de ensino, professor José Ribeiro, interveio defendendo o posicionamento do  reitor pro tempore. Josué Moreira optou por encerrar a reunião, alegando que não havia condições de seguir com o debate: “o conselheiro Alexmay [Nunes] está tumultuando o momento ao seguir questionando sobre um tema que não está na pauta. Não vou responder. Não sou obrigado a responder nem a ele nem a ninguém. Já disse que ele faça a solicitação de informações via processo e somente por lá responderei”, declarou. Em seguida, Prof. Josué se retirou da sala virtual de reuniões e a reunião foi dada por encerrada.

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas