Resultado das eleições é homologado pelo Consup

Não houve interposição de recursos para o resultado preliminar divulgado na semana passada

Publicada em 09/12/2019 Atualizada há 1 ano

Com a homologação, o processo eleitoral foi considerado administrativamente encerrado

Em reunião ordinária realizada hoje (9), na Sala de Atos da Reitoria, o Conselho Superior do IFRN (Consup) homologou o resultado final das eleições para reitor e diretores gerais, referentes ao quadriênio 2020-2024. Tendo em vista que não houve interposição de recursos dentro do prazo estabelecido pelas normas eleitorais, o resultado preliminar foi mantido. Com isso, no âmbito administrativo, o processo eleitoral foi considerado encerrado.

Durante a reunião, o presidente da Comissão Eleitoral Central, José Silereudo da Silva, fez uma apresentação de todas as etapas que envolveram o processo eleitoral. Também relatou as principais dificuldades encontradas e elencou uma série de sugestões para que haja uma melhoria nos certames futuros.

Contribuições

Uma das propostas apresentadas pela Comissão Central foi a implantação do voto eletrônico, como já acontece em outros institutos federais e universidades. Segundo Silereudo, o processo de apuração foi muito cansativo, com duração até a madrugada do dia seguinte, até a obtenção do resultado. Ele propôs, ainda, que seja discutida a possibilidade de as comissões eleitorais atuais contribuírem com as comissões de processos eleitorais futuros.

Durante a apresentação dos números das eleições, chamou a atenção o fato de que houve apenas 12.571 votantes, de um universo de 26911 eleitores aptos, o que representa uma participação efetiva de 46,71%. Entre servidores docentes e técnicos administrativos, no entanto, o percentual de votantes foi superior aos 80%.

Presidindo a reunião, o professor Marcos Oliveira ponderou que entre os discentes a quantidade de eleitores aptos representa o número total de matrículas ativas, incluindo aqueles alunos que, apesar de estarem regularmente matriculados, não estão mais frequentando o curso. Alertou ainda para o fato de que a exigência de votação presencial pode ter sido barreira para os alunos de educação a distância. Diante disso, sugeriu que a Comissão Central realizasse um levantamento estatístico do percentual de votantes discentes por modalidade de ensino.

Finalizando a pauta das eleições, o Consup aprovou a proposta de ampliação de Menção de Elogio a ser registrado nos assentamentos dos servidores que participaram de comissões e subcomissões formadas para a realização do processo eleitoral.

Pauta

A reunião ordinária do Consup contou com outros pontos de pauta, entre os quais:

• Homologação de Resoluções emitidas ad referendum;
  • Análise e aprovação do Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna –  PAINT 2020;
  • Análise e aprovação da minuta da Normatização dos procedimentos para apresentação de documento provisório em detrimento de diplomas/certificados para concessão do pedido de pagamento de incentivo à qualificação ou de retribuição por titulação no âmbito do IFRN;
  • Análise e aprovação da minuta de Regulamentação de concessão de bolsas e carga horária no programa Rede E-Tec Brasil e Profuncionário no IFRN.

Acesse:

Página das Eleições 2019