empreendedorismo e inovação

Projetos recebem prêmio em evento do Campus São Gonçalo do Amarante

“Inventano”, que aconteceu em 8 de junho de 2022, buscava ideias inovadoras com potencial empreendedor

Publicada em 20/06/2022 Atualizada há 12 meses

Comitiva do Campus teve projetos premiados

Dois projetos do Campus Parnamirim do IFRN foram premiados na 2ª edição do “Inventano”, evento organizado pelo Campus São Gonçalo do Amarante, com foco em empreendedorismo e inovação. O projeto "Currículo na Mão: geração de currículo com acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva ou visual" ficou com o 1º lugar e o "Recomende me" levou a 3ª colocação.

Currículo na Mão

O projeto de pesquisa "Currículo na Mão: geração de currículo com acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva ou visual" é liderado pelo professor Bruno Gomes e conta com a participação da professora Glenda Dantas e da estagiária Rayanna Silva, além de Iago Silva e Liriel Felix, estudantes do curso de Mecatrônica, e de Damião Silva, do curso de Informática. “O “Currículo na Mão” é uma plataforma que busca auxiliar pessoas surdas e cegas a construírem um currículo de maneira acessível, prática e sem custos. Em seu desenvolvimento como um sistema Web responsivo, irá trazer ferramentas adaptadas especificamente a esses grupos, buscando uma maior inclusão social deles no mercado de trabalho”, explicou Paula Borba, coordenadora de Pesquisa e Inovação do Campus Parnamirim. A premiação do projeto foi de R$1.000,00.

Recomende me

Desenvolvido por estudantes de Tecnologia em Sistemas para Internet, o "Recomende me" consiste em uma plataforma web com o intuito de compartilhar recomendações. Nasceu como um projeto que visa estimular o consumo diverso e saudável de conteúdo, além de unir os membros de diversas comunidades em torno de uma só plataforma. Representado no “Inventano” por Lucas Matheus Silva, o projeto teve como prêmio pelo 3º lugar o valor de R$800,00. O "Recomende me" é uma iniciativa de Lucas junto à Manuele Maurício (que é aluna da Universidade Potiguar – UNP) e ainda não tem docente diretamente envolvido.

Participação

"O evento foi incrível. Durante as palestras, eu aprendi muito sobre termos que sempre ouvi, com histórias vindo de pessoas incríveis falando diretamente conosco. Quando foi nossa vez de apresentar no palco senti bastante a responsabilidade, que foi recompensada pela aceitação de nossa ideia, o que deu uma sensação maravilhosa. Fez quebrar a barreira que temos em achar que somente um gênio pode ganhar algo assim. Vimos que uma ideia criativa e empenho no seu caráter inovador é o essencial – e qualquer um que se interesse pode tentar", disse Damião Silva sobre a relevância do evento.

Quem acompanhou a comitiva de Parnamirim, além de Paula Borba, foi a coordenadora de Extensão do Campus, Glenda Dantas, “Levamos os alunos que atualmente desenvolvem projetos com potenciais de virarem negócio, e no evento além dessa competição, participamos das palestras e oficinas de capacitação empreendedora oferecidas”, disse ela.

“Inventano”

A proposta do evento, que teve sua segunda edição no dia 8 de junho de 2022, é prospectar ideias inovadoras, estimulando o empreendedorismo e o desenvolvimento de estudantes e da sociedade em geral. O “Inventano” é uma ação coordenada pela Trevo, incubadora tecnológica do Campus São Gonçalo do Amarante e tinha como público-alvo empreendedores e idealizadores de startups, o evento é aberto à comunidade externa e visa descobrir ou aprimorar ideias inovadoras, buscando o desenvolvimento tecnológico, pessoal e social. Para Wesley Fêu, integrante da organização geral do evento, “o Inventano 2022 é uma janela para projetos em desenvolvimento, a rede que conectará a tecnologia ao empreendedorismo e o empurrãozinho necessário para ideias do papel pôr em prática”. Além das competições, na programação havia apresentação de vídeos, gincana com construção de protótipos e palestras, com temas como NFT, "blockchain'' e patentes.

extensao
pesquisa