Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Projeto Spacevant II

Professor do campus Parnamirim formaliza pedido de patente.

Publicada em 17/05/2021 Atualizada há 1 ano

Projeto

Em parceria com a equipe da UFRN, SmartMetropolis, IMD, FUNPEC e com cotitularidade do IFRN, o professor do IFRN campus Parnamirim, Diego Pereira, formalizou o pedido de patente para uma aeronave do tipo VANT ( veiculo aéreo não tripulado) Tail-Siltter. O projeto intitulado Spacevant II, está alinhado com a pesquisa de doutorado do professor citado. 

O projeto SPACEVANT II - Sistema Multi-VANTs para Varredura e Coleta de Dados em Áreas de Missões Espaciais tem como objetivo desenvolver um Sistema Multi-VANTs para varredura da área de impacto de foguetes suborbitais lançados a partir do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Parnamirim, RN. O sistema proposto visa detectar, antes do lançamento de um foguete, embarcações não autorizadas dentro da área de impacto prevista no mar por meio do processamento de imagens aéreas multiespectrais capturadas a partir de uma esquadrilha de Vants. Dentro deste contexto, este projeto também visa desenvolver um sistema automático de pequeno porte e baixo custo para sensoriamento remoto ótico para a detecção de embarcações durante o procedimento de varredura e coleta de dados em áreas de impacto de foguetes.

   O projeto recebeu financiamento inicial a partir da Chamada No 22/2013 MCTI/CNPq/CT-Aeronáutico/CT-Espacial - Apoio ao Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação no Setor Aeroespacial entre os anos 2014 e 2017. 

Em 2017, inicou-se um projeto de doutorado com objetivo de aprimorar o funcionamento do sistema multi-VANT a partir da utilização de conceitos baseados em Redes Definidas por Software. Intitulada SD-FANET (Software-Defined Flying Ad hoc Network), a solução proposta pelo professor Diego da Silva Pereira, contempla uma arquitetura modularizada capaz de garantir maior confiabilidade, tolerância a falha e escalabilidade para o sistema.

Artigos para mais informações: 

https://ieeexplore.ieee.org

https://www.mdpi.com

Palavras-chave:
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas