Projeto Robopub recebe representantes de escola

Encontro foi realizado na tarde desta terça-feira (16)

Publicada em 17/04/2019 Atualizada há 1 ano

Na tarde desta terça-feira (16), integrantes do Projeto Robopub receberam, no Campus Parnamirim, o diretor da Escola Municipal Ivanira Paisinho, Professor Alcimar Miguel, e a coordenadora Aurinay Diniz. Este encontro teve como objetivo planejar as primeiras ações do Projeto Robopub para este ano letivo, já que esta escola vem sendo parceira no projeto, desde o seu início - no ano de 2015. Estavam presentes na reunião, representando o Robopub, os professores Álvaro Hermano e Lúcia Costa e as alunas Natalya Souza e Anna Clara Santiago.

O Robopub é um projeto de extensão que integra em suas ações ensino e pesquisa aplicada, associando conhecimentos das áreas da Informática, da Mecatrônica e da Sociologia. Ele tem como objetivo facilitar e socializar o acesso aos conhecimentos e princípios da robótica para alunos da rede pública municipal de ensino, por meio da aplicação de um kit de robótica educacional produzido com materiais oriundos do lixo eletrônico, numa ação educativa interdisciplinar e inovadora.

Para a professora Lúcia Costa, este momento de planejamento junto à escola foi importante para ajustar dias e horários das atividades do projeto na escola, bem como estabelecer como será realizada a apresentação do projeto aos alunos que poderão entrar na seleção para participar deste.

Lúcia ressalta, ainda, que "a parceria com a escola Ivanira Paisinho, que está conosco desde o início do projeto, é muito importante, porque a cada ano conseguimos otimizar algumas ações e construir um diálogo em torno do que fazemos: promover um espaço de acesso à experiências de robótica educacional aos alunos da escola pública municipal. Enfrentamos desafios como questões de espaço e transporte para algumas ações, mas temos conseguido realizar as atividades. A circulação de informações que o projeto promove na escola parceira, também contribui para a participação - cada vez maior - de alunos da Ivanira Paisinho no processo seletivo do IFRN, bem como tem tido a cada ano alunos aprovados no Instituto".