CVT Espacial

Projeto parceiro do IFRN leva conhecimento aeroespacial para jovens

Estudantes têm a oportunidade de formação tecnológica

Publicada em 22/11/2022 Atualizada há 1 ano

Projeto existe desde 2017

“Eu vim aqui conhecer o espaço e fiquei maravilhada com tudo que vi, desde então despertou em mim um grande interesse na área de astronomia astronáutica”. O relato da estudante Elloise Maria, do Campus Parnamirim, resume os principais frutos da parceria entre o IFRN e o  Centro Vocacional Tecnológico Espacial (CVT Espacial). Desde 2017, o projeto vem atuando na alfabetização tecnológica de jovens estudantes, com o intuito de garimpar futuros cientistas, profissionais da área, além de trazer uma formação aeroespacial.

De acordo com o Credson Isaac, professor do Campus Parnamirim, a iniciativa já colhe seus frutos: “muitos bolsistas que atuam com a gente aqui no centro após o término do ensino fundamental ingressaram no IFRN, o resultado desse nosso projeto, impulsionou estudantes em publicações de artigos, atuação na área tecnológica em startups e muitos deles ainda ingressaram na UFRN”.

Execução descentralizada

As atividades desenvolvidas no projeto consistem em levar conhecimento acerca da astronomia, vivências de uma astronauta além de atividades com rovers como um (veículo de exploração espacial projetado para mover-se na superfície de um planeta ou de outro corpo celeste), atividades com foguetes e satélites, transmitindo e recebendo dados.

O estudante do Campus Parnamirim, Gabriel Teixeira, recentemente teve a oportunidade de participar de um intercâmbio nos EUA, conhecendo as estruturas da sede da NASA “atualmente eu atuo como monitor e acho muito legal toda essa interação e conhecimento que o projeto leva, nas palestras poder levar isso aos alunos é muito gratificante. recentemente tive a oportunidade de participar de um intercâmbio nos estado unidos, lá eu pude comparecer a Space Camp, que consiste ser um acampamento no Alabama, com viés tecnológico, lá eu aprendi muito, além de visitar a sede da nasa em Washington”.

Futuro do Projeto

O projeto está no seu terceiro termo de execução, com esse período foi possível aperfeiçoar as atividades desenvolvidas, além de maximizar o potencial da iniciativa. A intenção futura é de que o Centro sirva para contribuir nos projetos do IFRN na área aeroespacial, se dando através de participação de editais futuros, fomentando o desenvolvimento dessa área.

O Centro foi o primeiro desse tipo em atuação no Brasil e surgiu da necessidade da agência nacional brasileira em divulgar a sua parte científica, tendo em vista o estigma no que diz respeito à parte tecnológica para a sociedade de grosso modo. A parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Norte se deu através de termo de execução descentralizada fazendo com que o IFRN seja o executor das atividades.

extensao
pesquisa