Projeto de Extensão Cineciências

Projeto de Extensão Leva Alunos a Debaterem Ciência por Meio de Filmes

O Cineciências se auxilia da sétima arte para atrair a atenção dos estudantes do Câmpus Parnamirim do IFRN para temas científicos

Publicada em 26/03/2013 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Com o objetivo de inserir no ambiente escolar o debate sobre temas científicos, através da exibição de filmes, foi criado o projeto de extensão Cineciência.

A iniciativa, de autoria do professor de física Gustavo Fontoura, estimula os alunos a debaterem suas opiniões sempre após a exibição de filmes que, apesar de não terem grandes bilheterias no cinema, ou grande audiência na televisão, expõe questões de grande relevância acadêmica e científica.

Para os alunos do Câmpus Parnamirim do IFRN, o projeto enriquece o saber científico e promove um debate saudável entre os estudantes e os professores.

Nesta terça-feira, 26, o filme exibido foi Coração de Aço (2006), uma ficção-científica que apresenta um mundo onde as máquinas dominaram a humanidade e os protagonistas do filme deve se unir para salvar a raça humana de sua própria criação. Após o filme, os alunos debateram a robótica, sob o ponto de vista da indiligência artificial e filosófica.