Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Ação

Professores participam de mutirão para manutenção de equipamentos biomédicos

31 equipamentos já foram recuperados desde o início da ação

Publicada em 03/07/2020 Atualizada há 1 ano

Os professores Jefferson Doolan Fernandes e José Soares Batista Lopes estão participando desde o mês de abril de um mutirão para manutenção de equipamentos biomédicos. A ação acontece através de uma parceria entre o Governo do Estado, o IFRN (campi Parnamirim e Ceará Mirim) e o Centro de Tecnologia do Gás e Energias Renováveis do Rio Grande do Norte, bem como empresas privadas e voluntários independentes. 

Os professores vão, de acordo com a demanda, dois dias por semana ao CTgás para avaliar os equipamentos encaminhados pelo Governo do Estado. É realizada uma avaliação de funcionamento, onde são apontados diagnósticos de defeitos e possíveis soluções. Quando a solução não demanda compra de material, o serviço é executado de pronto. Quando é necessário, os professores entram em contato com fabricantes, fazem levantamento de preços de componentes pesquisam datasheet, manuais de serviço de equipamentos, etc.

Esta ação conta com 37 voluntários participantes. Do IFRN, além dos dois professores do campus Parnamirim, professores e alunos do curso de equipamentos biomédicos do Campus Ceará Mirim também estão participando.

O professor Jefferson Doolan, coordenador do curso de Mecatrônica do Campus Parnamirim e um dos participantes da ação, considera que é muito importante ajudar ao Governo do Estado em ações como essa. Pois, somente nesse projeto do CTgás, com o apoio do IFRN e empresas privadas, já foram recuperados 31 equipamentos, entre eles: respiradores, oxímetros e desfibriladores, que estavam parados necessitando de manutenção em um momento tão delicado como o que estamos passando.

Palavras-chave:
ensino
extensao
servidores

Notícias relacionadas