Professora do Campus publica livro sobre itinerário formativo de docentes

Priscila Aliança, da Disciplina Inglês, publicou dissertação defendida em 2016

Publicada em 28/06/2021 Atualizada há 1 ano

A professora Priscila Aliança, da Disciplina Inglês do Campus Parnamirim, acaba de publicar um livro com a temática itinerários formativos docentes. Em 2021, a pesquisa de Priscila Aliança foi publicada em forma de livro com o titulo: Caminhos feitos de andar: Itinerários formativos do professor bacharel no Ensino Médio Integrado. O livro foi lançado no dia 31 de maio, no site da própria editora.

Sobre o livro

"A prática do professor bacharel no Ensino Médio Integrado me intriga desde meu ingresso no IFRN", afirma a autora. "Veja: eu soube ainda no 1º ano de Ensino Médio que queria fazer Letras e ser professora da Educação Básica. Todo o meu percurso acadêmico foi calculado em torno desse projeto, e mesmo assim, ao entrar no Instituto, tive muitas dúvidas e inseguranças, pois a Educação Profissional não foi uma modalidade educacional apresentada a mim na universidade, mas é como se o licenciado, por mais desafiado que seja, tivesse recebido uma bússola, um mapa. O bacharel, a princípio, não. Ele precisa olhar para o céu e aprender a se orientar pelos astros. E seu caminho vai sendo construído assim, passo a passo: um caminho que se faz ao andar", explica a professora.

Hoje, a professora Priscila está novamente engajada na pesquisa sobre os professores não licenciados, agora no doutorado, no mesmo programa, sob orientação da professora Andrezza Tavares e coorientada pela professora Conceição Passeggi, aposentada da UFRN e atualmente na Universidade da Cidade de São Paulo.

A autora aposta numa metáfora: "a do andarilho (professor) posto em um bosque desconhecido (a Educação Básica, especificamente o Ensino Médio Integrado) - para, com a ajuda de 5 professores-narradores, investigar as trilhas que eles abriram e como aprenderam a se orientar nessa "mata fechada". A ideia partiu do poema "Cantares", do espanhol Antonio Machado: "caminhante, não há caminho: se faz caminho ao andar".

extensao
pesquisa