Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Publicação

Parceria entre o IFRN, UFRN e UFCG publica artigo na revista BOR Brazilian Oral Research com Qualis A2

A professora Thayse Azevedo, do Campus Parnamirim, trabalhou com o professor George João Ferreira do Nascimento, da UFCG e com pesquisadores do Departamento de Genética da UFRN

Publicada em 26/11/2020 Atualizada há 1 ano

O artigo cujo título é Polymorphisms of matrix metalloproteinase-7 and -9 are associated with oral tongue squamous cell carcinoma, foi publicado em parceria com pesquisadores da UFCG e UFRN, na revista BOR Brazilian Oral Research, que possui qualis capes A2 em sua área de publicação.

Nele os pesquisadores procuraram estudar dois polimorfismos genéticos, que são formas variantes de genes na população, de proteínas do tipo metaloproteinases da matriz extracelular (MMP). As MMPs são proteínas que facilitam a mobilidade celular entre tecidos e, consequentemente, podem influenciar no processo de metástase. Foram encontradas associações de dois polimorfismos estudados na MMP-7 eMMP-9 com desenvolvimento e metástase de carcinoma epidermoide oral, o que fortalece a ideia de que não somente mutações em genes sabidamente de controle de ciclo celular podem estar associados a ocorrência de câncer.

O trabalho é importante por ser específico para o tipo de câncer estudado, além de fortalecer a parceria do IFRN com outras instituições como a UFCG e UFRN, estreitando laços para o avanço da pesquisa na Instituição.

Saiba mais sobre o artigo clicando aqui

Palavras-chave:
pesquisa

Notícias relacionadas