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Planejamento de Caminho Seguro baseado no Método da Espuma Probabilística Aplicado a VANT em Missões Indoor

Projeto de pesquisa desenvolvido no campus Parnamirim

Publicada em 22/11/2021 Atualizada há 1 ano, 3 meses

O projeto de pesquisa resultou em 2 trabalhos científicos, esses aceitos e apresentados durante o mês de Outubro em congressos nacionais de grande relevância.

O primeiro trabalho, intitulado “A ZigBee Coordinator Replacement Fast Method as Network Failure Recovery Mechanism”, foi apresentado na 11ª Conferência Nacional em Comunicações, Redes e Segurança da Informação (ENCOM 2021 - https://iecom.org.br/encom2021/). Apresentado pelo Prof. Diego Pereira, o objetivo do trabalho foi apresentar uma nova estratégia para substituição do dispositivo coordenador em redes ZigBee. Redes ZigBee estão sujeitas ao problema Ponto Único de Falha (Single Point of Failure - SPoF), logo estratégias para superar o SPoF com mais eficiência são amplamente estudadas. Os autores conseguiram melhorias significativas quanto ao tempo de recuperação e utilização de hardware.

O segundo trabalho, intitulado “3D Path Planning Based on Probabilistic Foam for UAV Indoor Applications”, foi apresentado pelo Prof. Luís Nascimento no 15º Simpósio Brasileiro de Automática (SBAI 2021 - https://sbai.ciente.live/). A pesquisa desenvolvida propõe mecanismos para planejar caminhos seguros para que um Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) possa navegar por ambientes fechados, considerando uma margem de segurança para evitar colisões com possíveis obstáculos presentes no trajeto. A abordagem apresentada pode ser aplicada em missões de salvamento onde em locais de difícil acesso. 

Vídeo com as simulações apresentadas no SBAI: https://youtu.be/f68tPGB0HTk

A íntegra dos trabalhos serão publicados nos anais dos eventos e, em breve, estarão disponíveis.

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

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