IFRN

Participação do Campus Parnamirim na Secitex 2017

Alunos conquistam as primeiras colocações na Olimpíada de Robótica e o 2º lugar na Mostra Tecnológica

Publicada em 30/11/2017 Atualizada há 1 ano

Alunos que participaram da Olimpíada de Robótica

Em sua terceira edição, a Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Secitex), foi realizada na Ilha de Santana, pelo Campus Caicó, desde a terça-feira (27), terminando hoje (30). A primeira edição da Secitex aconteceu no Campus Santa Cruz e a segunda, o ano passado, no Campus Parnamirim. Este evento integra os principais eventos de Pesquisa e Extensão do IFRN, envolvendo alunos e servidores de todos os Campi da Instituição.

Nesta edição, o tema foi "A matemática está em tudo" e sua programação contou com sete eventos: XIII Congresso de Iniciação Científica (Congic), o V Simpósio de Extensão, a V Mostra Tecnológica do IFRN, o II Prêmio de Empreendedorismo Inovador, a IV Exposição Científica, Tecnológica e Cultural (Expotec) do Campus Caicó, a II Mostra Coletiva de Arte e a III Olimpíada de Robótica do IFRN.

Do Campus Parnamirm estiveram presentes no evento 30 alunos, 6 servidores, além do Diretor-Geral, Ismael Coutinho, e o Diretor Acadêmico – substituto eventual, professor Álvaro Hermano.

Os trabalhos apresentados por alunos do Campus Parnamirim, neste evento, foram:

• A prática do Jiu-Jitsu como ferramenta educativa no Campus Parnamirim;
  • IFRN Geeks – Ensino de novas tecnologias em escolas públicas do município de Parnamirim;
  • Química em Show;
  • Robô cartesiano para impressão 3D e prototipagem;
  • Simulador veicular para deficientes físicos;
  • Robopub: do lixo ao saber: Uma proposta de intervenção técnica educacional e social no ensino público municipal de Parnamirim;
  • Protótipo de sistema eletrohidráulico;
  • Protótipo de um robô seguidor de linha de baixo custo com plástico reforçado com fibras de vidro para competição em provas de resgate.

Neste evento, a professora da disciplina de Artes, Izzany Brito, participou da II Mostra Coletiva Fotográfica do IFRN, com o trabalho intitulado “ Relíquias do meu Sertão”. E, no I Festival de Talentos Musicais, o Campus Parnamirim foi representado por dois grupos: “Lógicos” e “Os Pintanguinhos”.

Além destas participações, equipes formadas por alunos do Campus, também participaram da Olimpíada de Robótica e duas alcançaram as primeiras colocações. Foram elas: 1º lugar a equipe “Lone Follower” (Alunos Bruno Bastos e Mayra Perpétua – Professor orientador: Victor Pimentel) e em 2º lugar a equipe “Cafecitos Ultra” (Alunos: Caio Cunha, Pedro Jacinto, Pedro Gil e Mateus Silva – Professor orientador: José Soares). A equipe que ficou em 1º lugar conquistou uma viagem para o Instituto Politécnico da Guarda, em Portugal.

Diante do excelente resultado, com muita alegria, o professor Victor Pimentel avalia que essa conquista é reflexo de muito trabalho, erros e acertos. Ele relata que “os alunos acreditaram na proposta do seguidor de linha, de fabricação própria, passando pelas etapas do projeto e estruturação do chassi, produção das peças utilizando a fibra de vidro, torneamento das rodas do robô em tecnyl, especificação de sensores e atuadores, realização de testes, reprojeto e readequação do protótipo por, pelo menos, 3 ciclos de cerca de 3 meses cada, o que proporcionou a esses alunos uma experiência única e bastante próxima de um processo produtivo - de certo modo, ainda um tanto artesanal -, mas aproveitando o riquíssimo viés interdisciplinar desse projeto que começa com a brincadeira de um carrinho seguidor de linha, evolui para atender aos requisitos de uma competição acadêmica e, mais ainda, se constitui numa rica iniciativa que, de certo modo, agora foi validada com essa conquista e deverá evoluir para os próximos níveis da pesquisa aplicada, com alto potencial para o emprego dessa metodologia na produção de kits educacionais, robôs logísticos ou na área da saúde e tecnologias assistivas, por exemplo. O sentimento é de gratidão ao IFRN e ao campus Parnamirim, especialmente, aos seus servidores que contribuem diariamente, cada qual com seu fazer institucional, para o desenvolvimento de projetos como este. E, mais ainda, de reconhecimento aos alunos que dedicaram horas e mais horas de estudo e de trabalho extra para alcançar esse resultado”.

Outra conquista foi obtida com o trabalho intitulado “Simulador veicular para deficientes físicos” que ficou em 2º lugar na V Mostra Tecnológica do IFRN. Este trabalho foi desenvolvido pelos alunos Vinicius Ribeiro, Renan Wender e Lucas Santiago, tendo como orientador o professor Jefferson Doolan. A equipe receberá o credenciamento para Mostratec.

Para o Diretor-Geral, Ismael Coutinho, “a SECITEX é a expressão de tudo o que fazemos no IFRN. Interligando ensino, produção científica, extensão, cultura e a participação da sociedade trazemos em essência e na prática o conceito de transformação social. É lindo de ver os nossos alunos se apresentando na Mostra Tecnológica, nas apresentações culturais, na Olimpíada de Robótica, mas o que é ainda mais significativo é ver o seu aprendizado. Isso eles levarão para o resto de suas vidas e o IFRN, com certeza, irá junto na memória de cada um”. Ismael parabeniza e agradece o Campus Caicó e a cidade de Caicó por ter recebido a todos tão bem e por fazer da SECITEX um evento de destaque e tão belo para todos que residem e que visitaram Caicó nesses três dias. E conclui dizendo: “Foi um sucesso!”

extensao