Palestra sobre Prevenção do Suicídio é realizada no Campus

Ação faz parte da Campanha Setembro Amarelo

Publicada em 24/09/2015 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Assim como as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul foram criadas com o intuito de conscientizar as pessoas, o mês de setembro também foi escolhido para um momento de conscientização. A Associação Internacional pela Prevenção do Suicídio lançou o movimento Setembro Amarelo, com o objetivo de alertar a população sobre a importância de ações de prevenção em relação ao suicídio.

Em referência ao Setembro Amarelo, a Coordenação de Atenção a Saúde do Servidor (COASS) do IFRN, com o apoio do Psiquiatra Dr. Gustavo Xavier, Vice-Presidente da Associação Norte-riograndense de Psiquiatria (ANP), prepararam uma ação de conscientização para alertar quanto aos fatores de riscos e mostrar que existe prevenção. Esta ação, vivenciada, na manhã de hoje (24), no auditório do Campus Parnamirim, consistiu em uma palestra sobre Prevenção do Suicídio ministrada pelos psiquiatras Dr. Emerson Nunes, do Departamento de Psiquiatria da UFRN, Dr. Leonardo Barbosa, Presidente da ANP e Dr. Luiz Neto, Médico do Campus Cidade Alta/IFRN.

Este momento foi marcado por importantes informações como os dados da Organização Mundial de Saúde que mostram que a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio e a cada três segundos uma pessoa atenta contra a própria vida. Outro ponto de destaque nesta palestra foi a apresentação de possíveis estratégias de enfretamento desta realidade perpassando pela capacitação profissional, a ampla divulgação e discussão da prevenção de suicídio, e a abordagem aos pacientes em risco.

Para a Coordenadora da COASS, Cíntia Gouveia, o tema trabalhado nesta campanha é de grande relevância social. Para ela, promover esta ação dentro desta instituição de ensino – IFRN – é fundamental para levar a conscientização de todos, para alertá-los e para que eles possam ajudar as pessoas que apresentem fatores de risco, observando e agindo quando necessário.