Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

DIVERSIDADE ÉTNICA E RACIAL

Neabi realizará ciclo formativo sobre consolidação das bancas de heteroidentificação

Primeiro dia do evento acontece no próximo dia 25 de maio

Publicada em 23/05/2022 Atualizada há 1 ano

As inscrições seguirão abertas até os dias de realização do evento, que acontecerá no decorrer de 2022.

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Neabi/IFRN), vinculado à Pró-Reitoria de Ensino  (Proen), realizará o I Ciclo Formativo, que trará como tema a “Consolidação das bancas de heteroidentificação: implicações sobre o bicentenário da independência nos dez anos da ‘lei de cotas’.”

O Ciclo Formativo acontece por meio de sessões nos meses de maio, junho, julho, agosto e outubro em formato virtual, com transmissão presencial na unidade de realização do evento. O primeiro encontro acontece no dia 25 de maio, conforme programação, e iniciará a discussão apresentando um panorama geral sobre os principais temas que serão discutidos.

As inscrições foram abertas no dia 17 de maio e seguirão até os dias de realização do evento, que acontecerá no decorrer deste ano de 2022. O evento é gratuito e aberto para as comunidades interna e externa do IFRN. 

Segundo o professor e coordenador do Neabi sistêmico do IFRN, Gilson Rodrigues, a proposta do evento surge de diversas demandas institucionais reverberadas de complexos processos - históricos, sociais, culturais e políticos - que marcam a sociedade brasileira, sobretudo o advento do Brasil enquanto Estado Moderno e independente.

"Não é possível falar na construção da brasilidade sem falar nas diferenças e desigualdades étnicas e raciais que as constituem. Dessa forma, este evento surge pela urgência da instituição das bancas de heteroidentificação, como parte do processo de reconhecimento destas de desigualdades e garantia do exército de direito a acesso a espaços de maiores oportunidades e direitos", detalha Gilson.

Acesse

Página para realização de inscrição

Palavras-chave:
ensino
servidores

Notícias relacionadas