Sensibilização
Neabi promove “Novembro Negro”
Evento contará com diversas atividades voltadas para consciência negra ao longo do mês de novembro
Publicada por Cecilia Alves em 04/11/2024 ― Atualizada há 1 mês, 3 semanas
Nesta sexta-feira (1º/11), foi dado início às ações da programação do Novembro Negro, promovidas pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileitos e Indígenas (Neabi) do Campus Parnamirim. O evento tem como objetivo promover a reflexão sobre a contribuição do povo negro à nossa cultura, bem como enfatizar o processo de exclusão social que essa população é historicamente submetida. O Novembro Negro abrange professores, estudantes, técnicos administrativos e é aberto à comunidade externa.
Abertura
A abertura ocorreu às 8h com uma fala da coordenadora do Neabi, professora Aparecida Fernandes, que falou sobre a iniciativa e sobre a importância do grupo de estudos, Neabi. O início da programação também contará com uma uma Roda de Saberes com Contra Mestre Vovô, que abordará elementos da cultura afro-brasileira, incluindo comidas e objetos da cultura afro-brasileira, e discutirá sobre a expressão cultural, capoeira.
Programação
No dia 9 de novembro, às 14h, o Cineclube Mulungu oferece uma programação de Cinema e Relações Étnico-raciais com uma sessão aberta à comunidade. Em 14 de novembro, haverá uma exposição de fotografias intitulada "Enxergue a negritude", inspirada no livro Manual Antirracista de Djamila Ribeiro, com participação de estudantesdos primeiros anos e coordenação da Profa. Marina Mayumi, além dos estudantes do Projeto Afrocientista.
No dia 13 de novembro, às 8h50, a professora Maiara Gonçalves (EAJ/UFRN) ministrará uma palestra sobre "Negritude e racismo". Em 19 de novembro, às 8h50, a professora Luciana Lima (Departamento de Demografia da UFRN) abordará as "Desigualdades étnico-raciais a partir de fontes de dados populacionais". No dia 21 de novembro, também às 8h50, ocorrerá uma mesa-redonda sobre "Diversidade Religiosa", com participação do professor Carlos Henrique (Campus Parnamirim) e de Maria Lúcia da Rocha, conhecida como Mãe Lúcia de Nanã, juremeira e sacerdotisa de matriz africana, responsável pelo Axé Olê Bogunde. As palestras ocorreram no auditório do Campus.
Para conferir a programação completa do Novembro Negro, acompanhe a rede social do Campus.
Acesse
- Palavras-chave:
- Novembro negro Neabi Evento