Semadec2018

Atividade foi realizada com as turmas de 2º ano do curso de Informática

Publicada em 04/12/2018 Atualizada há 12 meses

Crédito: Michelle Pinheiro

Durante os dias 27 e 28 de novembro, dentro da programação da Semana Artística, Desportiva e Cultural (SEMADEC) do Campus Parnamirim, foi realizada, no auditório Dominguinhos, a 2ª Mostra de Teatro deste campus. A Mostra é fruto do trabalho desenvolvido, durante este semestre letivo, pelos alunos das turmas de 2º ano do Curso Técnico Integrado em Informática, na disciplina de Arte-Teatro, sob a orientação da professora Rebeka Carozza.

A professora Rebeka explica que “um dos principais objetivos da disciplina é fazer com que os alunos conheçam um pouco da História do Teatro e vivenciem a experiência de montagem de um espetáculo, desde a escolha do texto até sua apresentação pública e também que, a partir das práticas da disciplina, os alunos possam desenvolver suas habilidades artísticas e, dessa forma, ampliem seu interesse pela linguagem.”

O projeto da Mostra de Teatro existe desde 2010. Tendo o seu início no campus João Câmara, passando por São Gonçalo do Amarante e, agora, em Parnamirim.

Nesta edição, a Mostra foi em homenagem a William Shakespeare. Este semestre foram preparadas seis peças, desenvolvidas levando-se em consideração as questões que despertavam interesse dos alunos. Foram elas:

• A tragédia de Otelo: o mouro de Veneza
  • Sonho de uma noite de verão
  • A megera domada
  • Muito barulho por nada
  • A tempestade
  • Hamlet

Para a realização desta Mostra a professora Rebeka contou com apoio de alunos e servidores, conforme descrito abaixo:

Banca julgadora

• Ariadne Lima
  • Rute Silva
  • Marta Helena
  • Andrea Pereira
  • Leandro Miranda (professor do IFRN-Campus Macau)
  • Thayse Azevedo
  • David Raphael

Alunos da equipe técnica

• Ruth Crisanto
  • Lucas Gleydson
  • Nathalia Beatriz
  • Maria Eduarda
  • Renan Everton
  • Samara Luiza
  • Rafaela Ribeiro
  • Valkiria Silva

Estagiários

• Luã Fernandes
  • Thayse Tertulino

Rebeka avalia todo o processo de montagem e apresentação das peças como sendo extremamente produtivo para os alunos. Relatando que, durante o semestre, foi possível perceber alunos que tinham muita dificuldade de se expressar e, até mesmo, de se relacionar com os colegas, conseguindo quebrar barreiras e tornando-se pessoas mais confiantes e sensíveis.

Ela explica que “a percepção da complexidade do processo artístico bem como, sua importância são assuntos constantemente observados pelos alunos. Nas duas turmas que produziram as peças da II Mostra, a maior parte dos alunos nunca teve contato com teatro, nem como espectador, nem como ator. Nesse sentido, a disciplina torna-se extremamente relevante para que haja tal aproximação. Um processo muito emocionante, suado, desejado e conquistado se desenvolveu durante o semestre e o que pudemos ver no palco são alunos se superando a cada dia, se esforçando e indo além do que eles mesmos acreditaram que seria possível. É importante também ressaltar a importância da presença ativa da plateia durante esses dois dias de Mostra. Com nossas montagens o público riu, chorou e se encantou com tantos e tão jovens, talentos. Como resultado, temos alunos imensamente satisfeitos e felizes por terem concluído com muito sucesso todo o processo de montagem das peças, valorizando cada vez mais a arte e entendendo a sua imensa importância em nossas vidas”.