Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Meio ambiente: alunos e servidores de mãos dadas por uma sociedade sustentável

No Câmpus Parnamirim do IFRN diversas ações já estão acontecendo, por meio da Comissão de Gestão Ambiental

Publicada em 14/06/2013 Atualizada há 1 ano

Durante plantio de mudas, diretor-geral convida alunos ao engajamento nas causas ambientais.

Por meio da Comissão de Gestão Ambiental (CGA) do Câmpus Parnamirim do IFRN, diversas ações estão sendo desenvolvidas com servidores, alunos e a comunidade de um modo geral, objetivando estimular o cuidado com o meio ambiente e um pensamento mais sustentável em todos.

Dentro do Câmpus, ações como o recolhimento de material eletrônico e pilhas, separação do lixo por meio da reciclagem tradicional, caixas coletoras de papel usado para reutilização já são realidade. Para Fábio Lisboa, servidor que coordena  a comissão, é preciso que o trabalho continue sendo realizado, visando atingir novos alunos, seus familiares e os novos servidores que ingressem no IFRN Parnamirim.

"O trabalho já vem dando resultado e um exemplo prático disso foi a campanha pela diminuição do uso de utensílios descartáveis. Os servidores receberam uma caneca e os alunos uma garrafa plástica, o que estimulou a mudança no hora de tomar água ou café", explica o servidor.

Nesta sexta-feira (14), os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar duas ações que foram pensadas pela CGA e tinham como foco conscientizar para o cuidado que devemos ter com o meio ambiente e o espaço físico do Câmpus. Pela manhã, alguns estudantes realizaram o plantio de mudas de algumas espécies brasileiras na área externa do Câmpus e no período da tarde alguns alunos do Pronatec participaram de uma oficina de cozinha alternativa.

A primeira ação prioriza a arborização da área externa do Instituto, o que trará vários benefícios para os usuários dos espaços do Câmpus e permitirá uma mudança positiva na paisagem. Já a oficina permitiu que os participantes pudessem conhecer maneiras de aproveitar aquele alimento que, geralmente, é descartado na hora de cozinhar.

O diretor-geral do Câmpus Parnamirim do IFRN Ismael Coutinho afirma que ações como essa merecem toda a atenção dos gestores escolares do IFRN, pois contribuem para a formação de uma sociedade cada vez mais humana e justa com o meio ambiente. "Quando nos preocupamos com o meio ambiente estamos oportunizando um futuro mais tranquilo para nós e aqueles que virão depois de nós. Esse pensamento deve nortear todas as nossas atitudes", afirma o diretor.

Ismael ainda estimulou os estudantes a se engajarem na CGA, com um convite que dá aos alunos a oportunidade deles protagonizarem ações que melhorem a convivência com o meio ambiente e que os tornem multiplicadores de uma conduta sustentável. 

Para Eduarda Silva, aluna de Informática, ações como as promovidas pela CGA incentivam os estudantes de forma muito positiva. "Acontecendo na escola, local onde estamos nos formando para viver como profissionais na sociedade, essas iniciativas tem mais chance de serem absorvidas e postas em prática", comentou entusiasmada.

Para o ano de 2013 ainda há um projeto de economia de energia elétrica que está sendo desenvolvido pela Comissão de Gestão Ambiental, o que trará diversos benefícios para o Câmpus e servirá de exemplo para que empresas e outras instituições possam repensar seu papel na sociedade.