Primeira Edição

Jogos Intercampi de Xadrez divulgam nomes dos campeões

66 estudantes de 15 campi do IFRN disputaram de forma remota

Publicada em 26/05/2021 Atualizada há 1 ano

Classificatórias foram de 13 a 15 de maio. As finais aconteceram nos dias 20 e 21

Neste mês de maio, o Campus Parnamirim do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) realizou a primeira edição dos Jogos Intercampi 2020/2021 – Modalidade Xadrez em Formato Remoto. O evento, cuja abertura foi em 11 de maio, teve sua final na última sexta (21) e contou com a participação de 66 estudantes de 15 campi do IFRN.

O diretor-geral do Campus Parnamirim, professor Paulo Vitor, parabenizou todos os participantes e ressaltou que o Campus “estará sempre disponível para apoiar ações esportivas e culturais para os alunos do IFRN como um todo”. Para o professor, o evento foi uma oportunidade para os estudantes estarem envolvidos com atividades de caráter educativo, competitivo e de lazer.

A primeira edição dos Jogos Intercampi na modalidade xadrez foi idealizada pelo professor Irapuan Medeiros, o qual declarou que “os alunos ficaram muito motivados e já aguardando outras edições do evento Xadrez Remoto, modalidade em que o IFRN sempre se destacou em vários jogos escolares a nível de estadual, regional ou brasileiro.

Áurea Stela, aluna do IFRN João Câmara, participou da competição. Amante do jogo de tabuleiro, a jovem diz: “assim que soube dos Jogos Intercampi, mesmo que remotamente, logo me animei, pois jogar xadrez e representar meu Campus é uma honra imensa”. Quem compartilha da animação é o docente do Campus Santa Cruz, e fã declarado do esporte, Thales Ramos, que acompanhou as competições e parabenizou a organização do evento. “Fiquei muito feliz em poder vê-lo acontecer! Já ficamos na ânsia de ver a próxima edição se tornar realidade. Parabéns aos campeões, que fizeram um excelente trabalho e mostraram que o IFRN mantém a tradição de formar excelentes enxadristas”, afirmou o professor.

Estudantes campeões

Por ocorrer em meio à pandemia do novo coronavírus, os Jogos tiveram de ser adaptados ao virtual. Apesar das mudanças e do distanciamento, os participantes puderam interagir e disputar entre si. É o que comenta o campeão da modalidade masculina, Danilo Douglas, estudante do Campus Macau. “No meio dessa pandemia, muitas coisas que nós fazíamos acabaram sendo limitadas ou proibidas para nossa segurança. Foi muito bom ver amigos e conhecidos de outros campi jogando, poder falar com eles sobre xadrez e assuntos da vida cotidiana. Consegui terminar a fase final sendo campeão depois de algumas partidas bem tensas. A experiência foi ótima, e espero que tenhamos mais eventos do tipo”.

Embora distantes, os competidores vestiram a camisa e entraram no clima de competição. Com direito a nervosismo e tudo, como conta Maria Cecilia, campeã na categoria feminina e estudante do IFRN João Câmara: “Fiquei muito feliz quando soube que haveria um Intercampi de Xadrez Remoto. Eu estava muito ansiosa na primeira fase, e, por mais que a partida fosse online, o coração ficou acelerado. Na fase final, consegui o primeiro lugar. Me senti muito feliz e realizada. Quero agradecer ao meu treinador Francisco Quaranta por todo o treino e incentivo que já me deu, à minha família, por sempre me dar apoio, e aos meus colegas da equipe do Campus João Câmara, dos quais me orgulho muito do desempenho e carinho”.

Resultados da Fase Final

Resultados das Fases Classificatórias