Extensão

Integrantes de Projeto de extensão do campus realizam ações em escola de Parnamirim e participam de evento em Santa Catarina

Este projeto conta com a participação de 4 professores e 6 alunos

Publicada em 18/04/2016 Atualizada há 1 ano

O projeto de extensão “Instituto Compartilhado: uma parceria IFRN e uma escola estadual para manutenção do projeto de inclusão digital Um Computador por Aluno (UCA)”, tendo escolhido a Escola Estadual Maria Cristina - localizada em Parnamirim/RN - para realizar as atividades programadas dentro do projeto, já vem executando várias ações com esta finalidade. Nos dias 1, 8, 15 e 29 de março, alunos e professores do Campus Parnamirim, que são membros deste projeto de extensão, estiveram na referida escola para dar apoio ao Programa UCA, ampliando-o e dando suporte à execução do mesmo. O UCA tem como objetivo ampliar a utilização de Tecnologia da Informação e Comunicação nas escolas públicas. Neste programa são disponibilizados, para alunos do ensino fundamental e médio, computadores portáteis para promover o uso pedagógico da informática na rede pública de ensino.

Este projeto conta a participação dos professores: Rodrigo Siqueira (coordenador do projeto), Diego Pereira, Jurandy Soares e Credson Isaac; e dos alunos: Débora Araújo Ribeiro, Marcelo Victor Sousa Cunha; Lucas Araujo Caribé, Emerson Weslley Guedes Silva, Lucas Almeida Rosa e Pedro Felisberto Coutinho Netto.  O coordenador do projeto ressalta que, durante os primeiros meses do projeto, contou com a participação importante dos alunos Thávyla Vasconcelos de Brito Oliveira, Elter Eduardo Bezerra da Rocha e João Kennedy Junior, que, por motivos diversos, tiveram que sair do projeto.

Quanto às ações realizadas na escola, o professor Rodrigo relata que a mesma recebeu aproximadamente 400 laptops em 2010, porém com esse parque tecnológico era necessário realizar atualizações e também treinamentos para a comunidade escolar, considerando, também, a necessidade de se trabalhar a parte de infraestrutura de internet.  Diante desta realidade, os integrantes do projeto realizaram manutenção de máquinas e ministraram várias aulas de Sistema Operacional, Aplicativos de escritório, Aplicativos educacionais e Internet, para alunos e professores da escola. Todo material de aula (apostila, apresentações e exercícios) foram desenvolvidos pelos alunos. Neste caso, foram treinados, principalmente, alunos que serão monitores e tutores na escola, além de servidores.

Para o coordenador do projeto, a experiência na condução do trabalho foi bem interessante e gratificante. Ele disse que, através da aplicação de questionários, foi possível observar que há um desejo dos membros da escola em colocar adiante o trabalho desenvolvido pelo projeto. Outro ponto positivo destacado é relação ao desenvolvimento do material de treinamento que já está sendo usado no interior do estado. Ele finaliza ressaltando a experiência vivida pelos alunos na condução da elaboração do material e treinamento, o que resultou no convite do Sr. Paulo Gomes -  coordenador do projeto do UCA na escola e responsável pelo programa de informatização das escolas no Estado - em levar a ideia e aplicar em todo o Rio Grande do Norte.

E no início deste mês de abril, nos dias 8, 9 e 10, alguns integrantes deste projeto participaram do evento Computer On The Beach, realizado em Florianópolis/SC. Neste evento, Diego Pereira, Thávyla Vasconcelos, Débora Ribeiro e Rodrigo Martins, receberam a Menção Honrosa pelo trabalho apresentado, que é fruto deste projeto.

extensao