MOBFOG

Inscrições para 10ª Mostra Brasileira de Foguetes já podem ser realizadas

Equipes podem ser formadas por até 3 alunos e 1 professor

Publicada em 04/04/2016 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Por mais um ano, o Campus Parnamirim se prepara para participar da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) – que está em sua 10ª edição. Este ano, no Campus Parnamirim, esta mostra está sendo organizada pela professora de Física, Aline Gomes – Coordenadora Local da MOBFOG. A MOBFOG é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira(AEB) entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional.

A MOBFOG tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronáutica, Física, Astronomia e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, alunos, professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.

Esta mostra é dividida em quatro níveis de participação, conforme a série que os alunos estão matriculados. De acordo com o regulamento desta mostra, os alunos do ensino médio participam do nível 4. Para este nível, o foguete deve ser construído, a partir de duas ou mais garrafas pets de qualquer volume que ficarão presas numa base de lançamento, também, presa no chão, construída pelos alunos e terá como combustível somente a mistura - em qualquer proporção - de vinagre com concentração de 4% de ácido acético e bicarbonato de sódio (puro ou contido no fermento em pó). Pode construir foguetes de mais de um estágio. A reação química entre o vinagre e o bicarbonato de sódio só pode ocorrer dentro do foguete e não na base de lançamento.
Para participar da MOBFOG os alunos devem montar equipes com até 3 alunos e 1 professor - que deverá acompanhar o lançamento do foguete -, porém, a professora Aline salienta que a escola recomenda apenas 2 alunos, para facilitar o custeio, caso a equipe seja selecionada para competir fora do estado. O professor que irá compor a equipe é de livre escolha, desde que o mesmo aceite o convite dos componentes da equipe.

A coordenadora comunica que, para inscrever a equipe, os alunos devem encaminhar os nomes dos componentes da equipe (alunos e professor) até o dia 30 de abril para o e-mail aline.gomes@ifrn.edu.br. Ela solicita que, na mensagem, tenha também o número de celular para comunicação pelo WhatsApp, para facilitar a troca de informações.
Conforme o regulamento, a equipe terá até o dia 13 de maio para fazer o lançamento, na própria escola, e caso tenha atingido alcance igual ou superior a 120 m, deverá produzir um relatório com os detalhes do lançamento, entregar ao coordenador local da MOBFOG e estará pré-selecionada para participar da competição nacional fora do estado.

Confira aqui o regulamento da MOBFOG

Com informações do sítio da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.