Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

IFRN promove campanha para receber doação de equipamentos eletrônicos

No Instituto, 1755 estudantes continuam sem equipamentos para acompanhar as aulas

Publicada em 23/06/2021 Atualizada há 12 meses

A campanha vai até o dia 30 de junho

“Doe chances, doe sonhos, doe oportunidades”: esse é o tema da campanha promovida pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) até o dia 30 de junho. A campanha recebe a doação de computadores, notebooks ou tablets para atender 1.755 estudantes do Instituto que, neste momento, encontram-se sem condições de acompanhar as aulas no formato remoto emergencial por não possuírem equipamento eletrônico. 

Tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem doar, desde que os equipamentos estejam em bom estado de conservação e em funcionamento. Os aparelhos podem ser doados até o dia 30 de junho e os pontos de coleta são a Reitoria e qualquer um dos 22 campi do Instituto. Após o prazo, as doações serão distribuídas proporcionalmente de acordo com a demanda ainda não atendida de cada um dos campi.

Conseguir assistir aulas, ter acesso a conteúdos no ensino remoto emergencial e continuar com o sonho que é estudar no IFRN não são atividades simples em meio à pandemia da Covid-19, que promove uma crise não apenas sanitária e social, mas também econômica. Em 2021, mesmo destinando um valor de R$ 2.758.600 para edital de auxílio digital - item equipamentos eletrônicos - a estudantes em vulnerabilidade social, a Instituição não conseguiu atender a todos. É o que destaca a diretora de Gestão em Atividades Estudantis, Valéria Regina. 

Com esse recurso, foi possível possibilitar a compra de equipamento digital a 2.316 estudantes em todo o estado. "Esse número está longe de ser suficiente. Já identificamos 1755 estudantes que continuam sem equipamento, pela impossibilidade orçamentária de atendê-los. Somado a isso, existe a perspectiva de alteração deste quantitativo, uma vez que haverá lançamento de novos processos seletivos e a entrada de novos estudantes na Instituição. A demanda reprimida é maior do que isso por isso quanto mais doações recebermos melhor", destaca Valéria.

Fora do contexto da pandemia de Covid-19, o recurso destinado aos auxílios digitais seria utilizado para auxílios moradia, transporte, iniciação profissional e outros tipos de assistência. De acordo com o Serviço Unificado de Administração Pública (Suap), 92% dos estudantes do IFRN estão dentro dos parâmetros estabelecidos pelo Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). Isso quer dizer que nove em cada dez estudantes do Instituto apresentam renda familiar que os tornam aptos a serem atendidos por políticas assistenciais. 

O reitor do IFRN, professor José Arnóbio, foi um dos idealizadores da campanha de doação de equipamentos. "Neste momento, além de valorizar e lutar pela vida, precisamos buscar as formas de manter os nossos estudantes matriculados, reconstruindo suas histórias", enfatiza.

De acordo com as Diretrizes Pedagógicas aprovadas pelo IFRN, o primeiro semestre letivo de 2021, iniciado em 31 de maio, vai acontecer todo no formato remoto emergencial, com o retorno gradual ao presencial a partir do segundo semestre letivo. O instituto atende mais de 40 mil estudantes em 22 campi distribuídos por todas as regiões do estado.

SERVIÇO:

O QUÊ: Campanha "Doe chances, doe sonhos, doe oportunidades - doe um PC, notebook ou tablet"

QUEM PODE DOAR: Pessoas físicas e jurídicas

QUAIS EQUIPAMENTOS: Computadores pessoais, notebooks ou tablets em bom estado de conservação e em funcionamento

QUANDO: até 30 de junho

ONDE: na Reitoria ou nos 22 campi do IFRN

CONTATO: comunicacao@ifrn.edu.br

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas