Novembro Negro

IFRN promove “Novembro Negro”

O evento é organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas

Publicada em 19/11/2020 Atualizada há 1 ano

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do IFRN convida toda a comunidade do Instituto para o evento “Novembro Negro”, em referência ao Dia da Consciência Negra, celebrado no Brasil em 20 de novembro. O objetivo é promover discussões sobre identidade, racismo e desigualdade social, a fim de promover reflexão sobre os papéis desempenhados pela população negra em diferentes esferas da sociedade. A programação está inserida no contexto das ações sistêmicas do Neabi, que conta com atividades em todos os campi do IFRN.

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas é uma iniciativa política e pedagógica que busca promover e fomentar a reflexão acerca dos movimentos históricos, culturais e discursivos da sociedade, resultantes das relações estabelecidas entre os diferentes segmentos sociais e etnias no âmbito das culturas, das artes e dos movimentos sociais.

Como participar

"O Novembro Negro vem fazendo cada vez mais parte da agenda nacional e deve ser compreendido enquanto um marco temporal, tendo o dia  20 de novembro como seu epicentro. No entanto, tanto a data quanto o mês fariam pouco sentido sem ações continuadas que precisam permear nossos cotidianos, pessoais e coletivos, profissionais e em momentos de lazer", disse Gilson Rodrigues, coordenador sistêmico do Neabi.

Programação do Campus Parnamirim

18 de novembro - quarta

Lançamento da Exposição de Artes Visuais:
NÓS NEGReS, LIBERDADE E CRIAÇÃO
Organização Prof. Izanny - Às 14:00

NEGROS E NEGRAS NA LITERATURA: POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRACISTA
Profa. Dra. da UFPB Rosilda Alves - Às 14:30

19 de novembro - quinta

A REPRESENTATIVIDADE NEGRA NA CONJUNTURA POLÍTICA NACIONAL
Palestrante: Elizabeth Lima - Assistente Social, Ativista dos Movimentos Negro e de Mulheres Negras
Palestrante: Kelly Oliveira -Mestranda em Educação, trabalho e inovação em Medicina na EMCM, Conselheira do CRESSRN e militante da Consulta Popular. - Às 08:30

CAPOEIRA, UM MOVIMENTO DE RESISTÊNCIA AFROBRASILEIRA
Teremos cânticos de maior representatividade da cultura negra e em seguida uma aula prática.
Mestre Igor - Às 14:00
(Acesse: meet.google.com/xtg-gwiv-zja

20 de novembro - sexta

Palestra dialogada:
QUILOMBO BOA VISTA  DOS NEGROS: CULTURA, ESCOLA E CIDADANIA
Profa. Dra. Suély Gleide Pereira de Souza - Às 08:30
(Acesse: meet.google.com/xtg-gwiv-zja)

Lançamento da Mostra de Curtas:
HISTÓRIAS DE VIDA EM PRETO E PRETO - Às 14:00
(Acesse: meet.google.com/xtg-gwiv-zja)

Exposição virtual dos curtas durante a semana no Instagram @neabi.par e no site do Cine&ArtE

extensao