Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Capacitação

IFRN oferece capacitação em ensino remoto intencional e híbrido para servidores dos campi

Com carga horária de 15 horas curso teve duração de 4 semanas e foi realizado durante os meses de julho e agosto

Publicada em 03/09/2020 Atualizada há 1 ano

Diante do cenário de pandemia causado pelo vírus SARS-COV2 (COVID-19), e da suspensão das aulas presenciais nas instituições de ensino público e privada de todo país, uma nova realidade tem exigido do professor a utilização de ferramentas de ensino nas modalidades conhecidas como Ensino Remoto ou Híbrido.

Entretanto, se alguns estão familiarizados com as ferramentas de produção de conteúdo audiovisual, mais utilizadas nesta modalidade de ensino, essa não é uma realidade para todos. Pensando neste desafio, enfrentado não somente pelos docentes e discentes do campus Parnamirim, o IFRN ofertou, como iniciativa do próprio campus, o curso de Ensino Híbrido e Remoto para servidores. O curso foi ministrado pelo professor Airton Araújo de Souza Júnior, lotado no Campus Parnamirim e que atualmente encontra-se afastado para um doutorado em Ensino Híbrido. O servidor possui formação específica nessa modalidade e desde 2014, tem implantado experiências efetivas nesta modalidade de ensino dentro da Instituição.

O curso foi realizado por imersão em uma nova modalidade de ensino remoto, conhecida por “Ensino Remoto Intencional”. Esta modalidade de ensino remoto é diferente do que está sendo praticado atualmente.  Pois, no ensino remoto emergencial, que é o mais praticado e comum, existe apenas momentos chamados de síncronos, onde alunos e professores estão online ao mesmo tempo e com foco na transmissão do conteúdo. Já no ensino remoto intencional, tem momentos síncronos e assíncronos, que se ajustam a rotina familiar e aos possíveis problemas de conectividade que alunos e professores possam vir a ter. Além disso, existe uma preocupação com os processos de aprendizagem e não apenas com a transmissão do conteúdo.

A capacitação realizada no IFRN, teve duração de um mês, do dia 29 de julho a 26 de agosto. Por sua característica de intencional, os cursistas participaram de duas maneiras. Nos momentos síncronos, ocorreram encontros virtuais nos quais o professor distribuiu turmas entre os campi do IFRN, esses encontros aconteceram durante todos os dias das semanas, nos turnos matutino e vespertino. Também fizeram parte do curso os  momentos assíncronos, em que o servidor estudava e aplicava  uma  variedade  de  estratégias interativas e colaborativas tais como : videoaulas, Google Jamboard, Google docs, Google slides, Google Forms, Flipgrip, Edupuzzle, dentre outros.

Para o professor Airton Junior, o curso foi importante por conseguir capacitar rapidamente um número de professores que levaria aproximadamente 6 meses para capacitar. Ele afirma que participaram professores de todos os campi do IFRN, totalizando mais de 1200 cursistas, e que após a conclusão do curso, grande parte dos cursistas afirmaram sentir-se mais confortáveis em atuar no ensino híbrido ou remoto intencional.

O professor Givanaldo Rocha, diretor acadêmico do campus Parnamirim e, também, participante do curso, considera a realização de uma formação como esta, neste momento, uma ação estratégica do campus. Para ele, na impossibilidade de realizar as atividades acadêmicas de maneira presencial, o professor encontra-se diante do desafio de estudar e conhecer novas estratégias e ferramentas para o ensino remoto.  Enquanto cursista, ele achou muito interessante conhecer as ferramentas tanto do Google, quanto da Microsoft. Ele diz que enquanto aluno, planeja estudar mais essas ferramentas para se aprofundar mais na utilização delas.   

Uma nova capacitação ou um novo momento formativo está sendo pensada para breve.

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas