AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

IFRN inicia processo de autoavaliação institucional

É o terceiro e último questionário do ciclo de autoavaliações

Publicada em 11/12/2020 Atualizada há 12 meses

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) do IFRN iniciou, neste último dia 9 de dezembro, a última estapa do processo de autoavaliação institucional 2020. O prazo para responder o questionário se estende até o próximo dia 6 de janeiro de 2021, via Suap. Devido ao contexto da pandemia, do distanciamento social, do teletrabalho e das aulas virtuais, o instrumento de avaliação passou por modificações neste ano, mas a estrutura do questionário foi mantida em sua essência.

O questionário disponível é o terceiro e último do ciclo trienal de autoavaliações instituído pela lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e demais legislações relacionadas. São questionados o planejamento, gestão, cumprimento da função social e uma série de questões relacionadas à implementação do Ensino Remoto Emergencial e às ações institucionais frente às demandas trazidas pela pandemia. Diante desses novos desafios, a participação da comunidade escolar (servidores e discentes) torna-se cada vez mais necessária no reconhecimento das políticas exitosas, na correção de rumos e na proposição de novas ações.

Estrutura

A estrutura do questionário foi mantida em sua essência: a maioria das questões é composta por afirmações com as quais você pode concordar, concordar parcialmente (quando concorda mais que discorda), discordar parcialmente (quando discorda mais que concorda), discordar ou não ter conhecimento para responder (opção desconheço). Algumas apresentam estrutura de resposta específica, sobretudo na análise da oferta do Ensino Remoto Emergencial. Certas questões mais densas possuem notas informativas adicionais sobre a terminologia utilizada. Nos espaços destinados às sugestões, críticas ou elogios, sendo livre para expor o que considerar oportuno de forma anônima e de maneira propositiva.

Mais informações sobre o processo de autoavaliação poderão ser obtidas no perfil oficial da CPA no Instagram (@cpa_ifrn), onde uma série de publicações explicará a importância da atividade. A CPA conta com a participação de toda a comunidade acadêmica, para que ter um retrato cada vez mais fiel das ações que precisam ser mantidas, por seus resultados positivos, das ações que precisam ser corrigidas, por não terem alcançado os objetivos planejados, e de novas ações que precisam ser implementadas de forma a garantir que o IFRN continue cumprindo sua função social de fornecer uma formação integrada, socialmente referenciada, gratuita e de qualidade elevada.

extensao
pesquisa