EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

IFRN dá início a aulas em cursos de Formação Inicial e Continuada

Cursos são ofertados em oito campi e atenderão aproximadamente 200 estudantes

Publicada em 30/05/2022 Atualizada há 1 ano

Projeto é resultado de uma parceria estabelecida entre o Ministério da Educação (MEC) e o IFRN.

Os Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), destinados a estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), através de seminários integradores, iniciaram suas atividades no dia 18 de maio. Os cursos são ofertados em oito campi do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e alguns municípios do estado estão envolvidos na oferta. O projeto atende aproximadamente 200 estudantes, nos turnos vespertino e noturno, cujas aulas serão realizadas semanalmente.

São ofertados os cursos de Auxiliar de Manutenção Predial, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Operador de Computador e Operador de Processamento de Frutas e Hortaliças. Os campi envolvidos são os de Canguaretama, Currais Novos, Lajes, Mossoró, Natal - Zona Norte, Parelhas, Parnamirim e Pau dos Ferros.

O Projeto EJA Integrada - EPT atende ao público jovem e adulto por meio de políticas afirmativas articuladas às políticas de Pesquisa e de Extensão para desenvolver ações comprometidas com a qualificação profissional e com elevação da escolaridade do público atendido. A ação visa contribuir para a superação de desafios na educação básica brasileira, a partir de uma proposta de educação inclusiva e emancipatória, em consonância com os princípios de educação humana integral defendidos pelo IFRN.

De acordo com a coordenadora geral do Projeto, professora Izanny Brito, “o Projeto EJA Integrada - EPT veio assumir um papel importante no IFRN, que é o de desenvolver uma formação específica para o público da Educação de Jovens e Adultos, compreendendo a educação e a formação profissional como direitos desses sujeitos.” A coordenadora conta, ainda, que os cursos ofertados são baseados na integração entre a formação básica e a formação profissional.

Além dos Cursos FIC ofertados, o Projeto também objetiva o desenvolvimento de ações de formação de professores, sendo implementado, no momento, o Curso FIC de Didática e Práticas Pedagógicas da Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional e Tecnológica, ofertado na modalidade EaD, para os professores que atuarão nos cursos FIC dos estudantes.

extensao