Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Interinstitucional

Gestão se reúne com Defesa Civil municipal e discute parcerias

Entre os temas abordados, foi discutida a implantação de pluviômetros da área do Campus

Publicada em 02/02/2022 Atualizada há 1 ano

Pautas de interesse mútuo serão retomadas

A equipe de Proteção e Defesa Civil do município de Parnamirim realizou um encontro com a gestão do Campus Parnamirim. A pauta inicial tratava da construção de parceria visando a implantação de um pluviômetro nas dependências do Campus, que será gerenciado pelos agentes da Defesa Civil. O diretor-geral, professor Paulo Vitor recebeu integrantes da Coordenação de Proteção e Defesa Civil da cidade: George Cunha, responsável pela coordenação, e Wandercleydson Ramos, agente administrativo no setor.

O encontro também proporcionou a discussão sobre a possibilidade da Coordenação de Proteção e Defesa Civil participar de um futuro projeto envolvendo o estudo das áreas do município que acumulam águas da chuva. De acordo com George Cunha, “A ideia é que possamos ter dados para a implantação do plano municipal de contingência de Proteção e Defesa Civil, a partir de estudos de riscos de desastres”.

Banco de dados

Pluviômetro são aparelhos de medição usados para recolher e quantificar o volume de chuva durante um determinado tempo e lugar. “O equipamento pode dar uma noção quanto a possíveis transtornos chuvosos, monitorar lagoas de captação e sinalizar alertas tendo em vista a possibilidade de alagamentos”, explicou George.

No Rio Grande do Norte, a Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn) é a responsável pela divulgação dos boletins de meteorologia. É ela que, após a coleta, reúne e organiza os dados, o que permite, entre outros, que o município construa seu próprio banco de dados e crie comparativo das chuvas por época na região. A iniciativa, nesse primeiro momento, consiste na reinstalação de pluviômetros em Parnamirim, junto ao IFRN, visto que as coletas foram interrompidas diante da pandemia.

“Inicialmente a reunião buscou tratar da implantação de pluviômetros, mas acabamos por aproveitar o momento para discutirmos possíveis parceria além dessa, como a implementação de um projeto de automação de sistemas de medição e outros iniciativas de interesse mútuo entre a Defesa Civil de Parnamirim e nosso Campus”, disse Paulo Vitor. Segundo o diretor-geral, novas reuniões serão marcadas para que sejam definidas as ações a serem desenvolvidas em conjunto com o órgão municipal.