SEMENTE

Exposição coletiva de intervenções artísticas acontece no Campus

Evento acontece até segunda-feira (5)

Publicada em 02/06/2017 Atualizada há 1 ano, 3 meses

A partir de hoje (2), até a próxima segunda-feira, acontece no Campus Parnamirim a exposição de trabalhos preparados por alunos das turmas de 2º ano dos Cursos Técnicos Integrados de Informática e Mecatrônica, sob a orientação da professora da disciplina de Artes, Izanny Brito. Esta exposição faz parte da Semana do Meio Ambiente – SEMENTE – do Campus Parnamirim.

Izanny explica que “a exposição enfatiza a Arte Contemporânea, que se caracteriza pela liberdade de atuação do artista, que não tem mais compromissos institucionais que o limitem, portanto, pode exercer seu trabalho sem se preocupar em imprimir, nas suas obras, um determinado cunho religioso ou político”. A exposição traz várias expressões como a arte conceitual e instalações, performances, Adbusting, adesivos, estêncil, grafite e pôsteres.

Ela relata ainda que “os alunos se debruçaram no fazer artístico de produções contemporâneas, a partir da criação e releitura de Intervenções Urbanas e da Arte Conceitual”.

Para a aluna Michelly Guedes, do 2º ano de Mecatrônica – que, juntamente com colegas de turma, prepararam uma das performances apresentadas, na manhã desta sexta-feira, – realizar a atividade, proposta pela professora, trouxe a possibilidade de abordar a questão indígena. Para isso Michelly diz: “resolvemos falar dos estereótipos, levando em consideração a visão que as pessoas tem dos índios e o que eles realmente são. E como se tratava de algo que tinha que ser breve, nos concentramos nos figurinos”. Ela relata ainda que esse olhar sobre a realidade indígena foi despertado na visita realizada recentemente à tribo Katu – em uma aula de campo com professores de várias disciplinas -  e foi através da atividade que ela e seus colegas puderam refletir e pesquisar para passar a mensagem de que “o índio é uma pessoa como a gente, ele tem suas raízes e uma vantagem de ter um amor pela natureza maior do que o da gente”.