Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

OLÍMPIADA DE ASTRONOMIA E ASTROFÍSICA

Estudantes do IFRN são medalhistas na Olimpíada Brasileira de Astronomia

Esse ano a OBA foi realizada de forma virtual em decorrência da pandemia da Covid-19

Publicada em 18/12/2020 Atualizada há 12 meses

Estudantes conquistaram medalhas de ouro, prata e bronze

Em mais uma edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), o campus Parnamirim do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte tem alunos medalhistas nas três categorias: ouro, prata e bronze. A coordenadora da OBA na escola, professora Aline Gomes e o Diretor Geral, professor Paulo Vitor, parabenizam todos os estudantes que participaram em meio as dificuldades vivenciadas pela situação de pandemia. No total, foram seis medalhas para alunos do campus Parnamirim, e uma de ouro para a aluna Romana Severo Galvão do Campus Natal Central. Segundo a professora Aline, a OBA tem por finalidade despertar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, contribuindo para a formação científica desse aluno. A escola tem o papel de viabilizar, incentivar e orientar a participação desses estudantes nas olimpíadas de conhecimento, destaca o diretor geral.

 

Aluno

Medalha

Kiev Luiz Freitas Guedes

Ouro

Natan Bastos De Morais

Ouro

Sofia Severo Galvão

Ouro

Clara Monteiro Do Carmo Cavalcanti

Prata

Natália Pereira Dos Santos

Prata

Leticia Gabriela De Medeiros Gomes

Bronze

 

Outros campi

 

Além do Campus Parnamirim, o aluno do  3º ano do curso técnico integrado em Edificações no Campus São Paulo do Potengi, Alan Flauber, foi premiado com medalha de ouro. "Eu sempre me encantei com a física, pois suas fórmulas e teorias tem uma ligação com todo o universo. A capacidade de atribuir números e extrair uma 'ordem' do caos que é o universo, sempre me motivou a procurar me aprofundar além do que estudava em sala de aula, pesquisando novos conceitos e fórmulas, principalmente em astronomia. O cosmo é bonito demais pra não ser apreciado por alguém˜, disse o estudante. Alan agora participará de uma seletiva pra compor a equipe brasileira para as olimpíadas internacionais de astronomia em 2021. 

 

No Campus São Gonçalo do Amarante os estudantes do campus obtiveram onze medalhas em duas modalidades. Na prova virtual de conhecimentos, os alunos Iasmin Vitória Veríssimo e Ícaro Bruno Cortês, conquistaram medalhas de ouro. Para a equipe de Física do Campus São Gonçalo do Amarante, os professores Fábio Franco, Sidney Rocha e Marcelo Mesquita, os resultados comprovam o compromisso dos participantes. "Aos alunos envolvidos neste evento, parabéns pelo resultado, que reforça o compromisso com a erudição e a ciência em nosso país, mostrando assim que no Campus SGA e no IFRN se faz um trabalho com foco na educação pública e de qualidade!", afirmou Fábio Franco. 

 

O Campus Santa Cruz, teve um total de oito estudantes inscritos, dos quais dois, Ângelo Raphael Campelo de Araújo Barbosa e Maria Eduarda Da Silva Souza garantiram medalha de ouro, além da medalha de prata concedida à Jamilly Emilly da Silva Campelo e a medalha de bronze de Paulo Vitor Lima Borges.

 

Já o Campus Apodi bateu o recorde de conquista de medalhas, treze ao todo. Delas, seis medalhas de ouro, atribuídas a Abmael Brito Porto, Letícia Junnyane Costa Pamplona, Marcos Vinicius Freire Pinto, Mathias De Sousa Amorim e Thiago Henrique Duarte Moreira. "Isso é fruto do meu esforço, sempre quis ser um aluno olímpico e agora sou, o Campus Apodi do IFRN foi muito importante para essa conquista, fui apresentado ao mundo das olimpíadas educacionais, até ingressar na instituição não sabia da existência dessas competições, recebi todo apoio possível e materiais de estudos muito bons, cursos e professores capacitados que enxergaram que tinha talento e podia me destacar nacionalmente”, disse Thiago Henrique.

 

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas