talentos

Estudantes do Campus participam da "Semana Olímpica" de Matemática

Evento aconteceu em Recife

Publicada em 29/07/2022 Atualizada há 1 ano

“Foi uma experiência ímpar e riquíssima de conhecimento", disse Sofia

Estudantes do Campus Parnamirim do IFRN participaram de um evento - entre 17 e 22 de julho - baseado em um encontro de medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) 2022 e Torneio Meninas na Matemática (TM2) 2021, a Semana Olímpica.

A aluna Sofia Severo Galvão, do curso de Mecatrônica Integrado do Campus, participou do evento em razão da medalha de ouro obtida na TM2 na edição referente ao ano de 2021: “Foi uma experiência ímpar e riquíssima de conhecimento, com memórias inesquecíveis. A participação de estudantes em eventos como esse reforça o quanto essas competições mostram-se eficientes para incentivar e descobrir talentos matemáticos no Brasil, alunos que poderão ser futuros líderes no País e no mundo e/ou contribuirão para a academia brasileira”, disse.

Olimpíadas científicas

A semana olímpica aconteceu em Recife e contou com a hospedagem, alimentação e passagens custeadas pela organização. Na oportunidade, as alunas e os alunos participantes puderam conhecer os melhores matemáticos e matemáticas do país, ter contato com estudantes de outros estados brasileiros e expandir a visão sobre a dimensão no que tange as olimpíadas científicas.

“Estar ali também foi uma oportunidade para estimular a participação das meninas na matemática, que ainda é tímida, mas que apresenta um potencial exponencial em destacar-se em quaisquer áreas do conhecimento, e porque não, na matemática”, complementou Sofia.

Meninas na Matemática

Incentivar a participação feminina em olimpíadas científicas, com foco na matemática.

Aumentar a representatividade feminina em competições nacionais e internacionais, além de promover a maior participação de alunas em treinamentos olímpicos.

Criar um espaço de olimpíada em que as alunas brasileiras possam competir e ser premiadas de forma igualitária, desenvolvendo a confiança em seus potenciais para as demais olimpíadas, testes de seleção e desafios estudantis.

Esses são parte dos objetivos da 3ª edição do Torneio Meninas na Matemática, que recebe inscrições até o dia 7 de agosto de 2022. A participação é aberta a alunas matriculadas em colégios públicos e particulares do território nacional, matriculadas no 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental no ano de 2021 ou em qualquer série do Ensino Médio no ano de 2021.

Acesse

Torneio Meninas na Matemática; e