Estudante é medalha de bronze em Olimpíada Brasileira de Robótica

Evento é considerado o maior de robótica da América Latina e acontece desde 2007

Publicada em 25/03/2021 Atualizada há 1 ano

A aluna do curso integrado de Mecatrônica, Sofia Severo Galvão, foi mais uma vez medalhista em Olimpíadas do Conhecimento. Desta vez, a fera federal foi premiada com a medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) edição 2020, modalidade teórica. Este ano, mesmo com o distanciamento social e com o ensino na modalidade remoto e híbrido, a estudante participou de várias olimpíadas do conhecimento se destacando em muitas delas. A exemplo disto, estão as Olimpíadas de Matemática, de Astronomia, de Ciências, onde foi medalhista de ouro junto a outros colegas do Campus. Além do resultado alcançado recentemente na OBR. Segundo o professor Victor Pimentel, que deu suporte para a realização da prova durante a primeira fase da Olimpíada, ”A Sofia é realmente um grande exemplo de superação, vontade e gosto pelos estudos. Como me encontro no momento com redução de carga horária para realizar ações de desenvolvimento em serviço (curso de doutorado), no ano de 2020 não foi possível a organização de uma preparação dos alunos voltada especificamente para a modalidade teórica da OBR, como foi realizado em 2019. A Sofia, no entanto, entrou em contato comigo por sua iniciativa própria manifestando seu interesse em participar desta modalidade - em que prontamente a inscrevi, atendendo a seu pedido. E, preparando-se com os recursos que tinha disponível a seu alcance, ela conseguiu esse resultado, digamos, brilhante! Pois, diante de toda esta dificuldade, associada à complicada situação de pandemia por que estamos passando, ela não mediu esforços para correr atrás de seus sonhos e objetivos, de seu crescimento pessoal e profissional. Parabéns é pouca palavra para seu desempenho, Sofia, seu potencial é enorme. Continue buscando aproveitá-lo da melhor forma com essa sua "determinada determinação", na busca por ser melhor a cada dia”, afirmou o professor.

O campus Parnamirim se orgulha e parabeniza Sofia e os demais colegas pelos resultados alcançados ao longo do ano nas Olimpíadas do Conhecimento, ao mesmo tempo em que agradece aos docentes a dedicação em orientar e acompanhar os alunos.

Sobre a OBR

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) tem o objetivo de estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. A OBR destina-se a todos os estudantes de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos. A OBR possui duas modalidades: Prática e Teórica, que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional. As atividades acontecem através competições práticas (com robôs) e provas teóricas em todo o Brasil.

A OBR ocorre desde 2007, atualmente é considerado o maior evento de robótica da América Latina e classifica equipes para a RoboCup, maior evento de robótica do mundo. No ano de 2019 tivemos mais de 204 mil participantes diretos de todos os Estados Brasileiros com mais de 5000 equipes competindo na modalidade prática no país.

Mais informações sobre a OBR: