Estudante do Campus é premiado na Olimpíada Brasileira de Informática

Aluno do curso de Informática recebe medalha de ouro

Publicada em 07/12/2022 Atualizada há 1 ano

O estudante concorreu com outros 3.250 competidores

“O aluno João Carneiro de Araújo, do Campus Parnamirim do IFRN obteve um excelente desempenho na competição nacional, recebendo a medalha de ouro pelo seu 7° lugar na modalidade Programação de Nível 1”. A declaração é do professor Jurandy Soares do Campus Parnamirim, ao falar da A 24° edição da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). O discente disputou com um total  3.250 competidores.

Já João Carneiro relatou como foi o período de preparação para competição: “Antes de ingressar no instituto federal eu já possuía uma certa bagagem de conhecimento na área de informática, mas nunca tive a oportunidade de certificar formalmente a minha experiência, e dias antes do período de inscrição acabar foi quando eu tomei conhecimento da olimpíada brasileira de informática. Embora que não organizadamente, eu passei a estudar alguns conceitos abordados na OBI e simular anos anteriores. Eu não estava muito certo quanto à possibilidade de obter uma boa classificação, mas estava certo de que o conhecimento obtido durante a preparação já tinha valido a pena”.

Competição

A disputa é dividida em duas modalidades: iniciação e programação. Na primeira, há a resolução de problemas de lógica e de raciocínio computacional, sem uso de computador, apenas utilizando lápis e papel. O objetivo desta modalidade é despertar o gosto por programação de computadores e detectar talentos potenciais para raciocínio computacional e programação; a segunda modalidade exige conhecimento em programação, é necessário prover um computador por participante, na ocasião da prova. A prova é composta de tarefas de programação com níveis variados de dificuldade: há tarefas mais fáceis, em que um conhecimento mínimo de programação é suficiente, e algumas tarefas mais difíceis, que exigem um conhecimento um pouco mais avançado de programação, com noções de estruturas de dados, algoritmos e técnicas de programação.

A 24° edição OBI teve o objetivo despertar nos estudantes o interesse pela ciência da computação através de uma atividade que envolve desafio, engenhosidade e uma saudável dose de competição. A organização da OBI ficou a cargo do Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

extensao