Ensino Híbrido

Ensino Híbrido desenvolvido no IFRN Parnamirim ganha visibilidade internacional

O projeto foi apresentado na Universidade da Flórida

Publicada em 11/05/2018 Atualizada há 1 ano

Se a parceria for efetivada, no futuro os professores do Instituto poderão ir para Flórida em busca de qualificação.

No mês passado, o professor Airton Araújo Junior, docente da disciplina de Biologia do Campus Parnamirim, fez uma visita a Universidade da Flórida para apresentar o IFRN e o projeto que desenvolve no Instituto, o Ensino Híbrido. Trata-se de um método desenvolvido no Campus desde 2016, no qual inverte o perfil do aluno e do professor; o professor sai do perfil de apresentador para um perfil de orientador, enquanto o aluno sai do perfil de passivo para um aluno mais ativo. Nessa metodologia, o aluno assiste a aula em casa e já entra na sala com o conhecimento prévio, aplicando a teoria na prática.

O professor, que atualmente está afastado para Doutorado, foi para a Flórida compartilhar experiências a partir da leitura de um artigo feito lá, uma vez que a Universidade também adota o método de Ensino Híbrido. “Com esse trabalho, nós já conseguimos sensibilizar aqui no IF mais de 200 professores de Ensino Médio, através da Especialização. Por meio disso temos treinado professores para a adoção desse método. E a minha ideia em ter viajado para Flórida é exatamente ver como é posto lá fora, tentar trazer e adaptar para a nossa realidade e estabelecer uma parceria, tanto de irmos para lá quanto de eles virem para cá conhecer nosso espaço. O fato é que hoje a Universidade da Flórida conhece o IFRN Parnamirim”, conta Airton.

Ele também garante que o método já trouxe resultados positivos para o Campus, com o maior sendo o interesse dos alunos pela disciplina. Além das notas terem aumentado, os alunos puderam unir tecnologia com Biologia. A ideia é que em um futuro breve o Campus Parnamirim tenha um laboratório com uma estrutura melhor, a fim de colher um número maior de resultados.

Universidade da Flórida

Entre os anos de 2008 e 2011, a Universidade da Flórida aplicou o método de Ensino Híbrido e obteve quase um milhão de resultados. Caso a parceria com o IFRN Parnamirim seja firmada, a formação continuada dos professores do Instituto vai receber um suporte mais significativo.