10 anos _ Extensão Campus Parnamirim

Coordenação de Extensão comemora 10 anos do campus Parnamirim com 70 projetos executados

Mais de 18 mil pessoas do público externo foram beneficiadas pelas ações dos projetos desenvolvidos no Campus

Publicada em 20/01/2021 Atualizada há 12 meses

Entre os anos de 2012 e 2020, no Campus Parnamirim do IFRN, foram executados mais de 70 projetos de extensão tendo como principal beneficiária a comunidade externa ao campus. Projetos como o que elaborou projetos de infraestrutura lógica de cabeamento estruturado para as edificações municipais que pertencem à infraestrutura de apoio à Saúde, Educação e Segurança do município de Parnamirim-RN ou o Natação Cidadã, caminharam em parceria com a Prefeitura e atingiram mais de 10.800 pessoas.  Além disso, mais de 250 alunos estiveram envolvidos diretamente em atividade de extensão, levando para a comunidade um pouco do conhecimento adquirido em seus cursos de formação no campus.

Esse quantitativo de projetos só foi possível porque o campus também realizou investimentos para garantir um percentual maior de bolsas e material de consumo para os projetos cadastrados por servidores que não eram contemplados nos editais da Pró Reitoria de Extensão (PROE). Além desses recursos, o projeto Natação Cidadã contou, também, com a parceria com o Ministério dos Esportes, o que garantiu um aumento no número de jovens atendidos.

Quer conhecer mais sobre o Natação Cidadã?

Em 2015, o professor de Educação Física do Campus, Irapuan Medeiros, buscava um projeto que reunisse temáticas como saúde e inclusão social para serem trabalhadas junto à comunidade externa ao Campus.  Dessa busca, surgiu o Projeto Natação Cidadã: Promovendo Saúde com Inclusão Social. Essa foi a forma encontrada para democratizar o acesso à natação na Cidade de Parnamirim, onde se localiza o Campus Parnamirim do IFRN.

Desde então, o projeto vem sendo realizado com muito sucesso. Sendo, inclusive, ganhador de um prêmio de melhor projeto na área da Saúde durante a realização da II SECITEX (Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do IFRN), no ano de 2016. Nas edições de 2015 e 2016, foram atendidos diretamente, em média, 100 alunos. No ano de 2017, o projeto foi ampliado, através de um edital do Ministério do Esporte, alavancando recursos para ampliar o público para 125 participantes, incluindo adultos, idosos e pessoas com deficiência física. No ano seguinte, em 2018, as ações continuaram e com esse reforço foi possível ampliar mais uma vez o público, passando o Natação Cidadã atender a 150 participantes.

No ano de 2019, o número de beneficiários foi mais uma vez ampliado para 190 pessoas da comunidade de Parnamirim. Agora, além da natação, os alunos do Natação Cidadã também contam com aulas de Hidroginástica. O professor Irapuan destaca que  “com esses dados é possível afirmar que o projeto já se encontra consolidado na região, mostrando que a sociedade já abraçou essa ação e a cada dia aumenta a procura para inclusão nesse projeto que vem mostrando a força e o sucesso deste para a Instituição e para a Cidade de Parnamirim/RN”.

Quer conhecer mais o ROBOPUB?

O projeto Robopub nasceu no ano de 2015, fruto de um projeto integrador entre as disciplinas de Sociologia, Eletrônica e Programação. Quando surgiu, a ideia inicial do projeto era que ele fosse um projeto de Pesquisa, mas, seus coordenadores, os professores Álvaro Hermano e a professora Lúcia Costa, observaram, seu caráter extensionista, logo no primeiro ano de atividades. O projeto buscou, desde o princípio, integrar não apenas as disciplinas, mas também os cursos do campus, trabalhando com alunos bolsistas dos cursos técnicos integrados de Mecatrônica e Informática.  Ao longo desses cinco anos de execução, o projeto atendeu a 145 alunos da rede pública municipal, através de uma parceria firmada com o município de Parnamirim para atuação na Escola Municipal Ivanira Paisinho, e contou com a participação de 24 alunos bolsistas.

O Robopub é um projeto que está em constante atualização e participa de muitos eventos científicos, o que proporciona um aumento no conhecimento e engajamento dos alunos colaboradores. Em 2017, o projeto se destacou por ter participado da MOSTRATEC e ser o primeiro projeto de extensão do Campus a participar de um evento internacional. Além disso, o ROBOPUB foi premiado em todas as edições da Semana de Ciência e Tecnologia do IFRN, SECITEX.

O projeto é desenvolvido na formação de cidadãos conscientes de seu lugar social, bem como no tratamento dado ao meio ambiente através da reutilização do lixo eletrônico e materiais reciclados, na elaboração dos protótipos de robôs.  Além disso, o projeto também estimula o aprendizado da eletrônica e da elétrica, desperta no participante o interesse em trabalhar com o desenvolvimento de programas para computador e estimula esse público a buscar uma formação técnica na informática, dentro ou não do Campus Parnamirim. Infelizmente, em 2020, não houve edição do ROBOPUB, porque o cenário de isolamento social ocasionado pelo coronavírus não permitiu. Mas segundo um de seus coordenadores, o professor Álvaro Hermano, tão logo tudo isso passe, o Robopub voltará a acontecer.

Mas a extensão não se caracteriza apenas pela relação com a comunidade. Ela atua, também, nas relações com o mundo do trabalho, integrando o IFRN com o setor produtivo para encaminhamento dos discentes e egressos para atividades profissionais. De acordo com a coordenação de extensão do campus, de 2016 a 2020 - anos em que foi possível fazer registro no sistema do suap - foram encaminhados para atividade profissionais em torno de 60 jovens aprendizes, 142 estagiários e 162 parcerias foram firmadas com empresas privadas e órgãos públicos.

extensao