ENSINO

Consepex se reúne para revisar Diretrizes Pedagógicas para 2021

Encontro virtual acontece dia 30/04 e tem pauta vasta

Publicada em 30/04/2021 Atualizada há 1 ano

Diretrizes Pedagógicas para ensino durante a pandemia estão sendo atualizadas

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRN (Consepex) se reúne na última semana do ano acadêmico de 2020 para, entre outras pautas, revisar as Diretrizes Pedagógicas implantadas no último período, a partir do trabalho de uma comissão designada para tal finalidade.

As Diretrizes Pedagógicas têm a função de orientar a comunidade acadêmica no sentido de formular as estratégias necessárias para que se evite a evasão e/ou retenção dos estudantes, conforme sugerem os normativos do Conselho Nacional de Educação (CNE). O processo de atualização dessas Diretrizes Pedagógicas, às vistas de identificar dificuldades que foram encontradas e que podem ser superadas a partir de novas deliberações para 2021, vem acontecendo desde 2020, logo após a posse do professor José Arnóbio de Araújo Filho, como Reitor do IFRN. Este ano, houve a recomposição e ampliação da comissão constituída anteriormente. Segundo o professor Dante Moura, pró-reitor de Ensino do IFRN, nela foi incluída também uma representação do Sinasefe (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica), tanto da seção sindical de Natal quanto da seção sindical de Mossoró, assim como de estudantes da educação básica e da educação superior.

O Conselho

Compõem o corpo do Consepex: o reitor, como presidente; o pró-reitor de Ensino; o pró-reitor de Pesquisa e Inovação; a pró-reitora de Extensão; coordenadores de curso de cada Campus; representantes docentes de cada Campus; representantes discentes, técnico-administrativos, da equipe técnico-pedagógica; além de representantes da sociedade civil vinculados a instituições de fomento à pesquisa e/ou à extensão.

O professor Dante Moura explica que 2021.1 está sendo planejado de forma remota e que para 2021.2, o planejamento institucional contemplará o início da volta gradual da presencialidade simultaneamente ao ensino remoto (ensino híbrido), cuja materialização considerará o atendimento às condições de biossegurança da comunidade acadêmica e orientações do Comitê de Enfrentamento à COVID-19 do Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Dessa forma, afirma o professor Dante Moura: “Espera-se que essa situação pandêmica vá se alterando de maneira que a instituição possa gradualmente voltar à presencialidade. Vai haver um período de convivência entre a presencialidade e o ensino remoto, embora não se possa determinar quando se iniciará, porque tudo vai depender das condições sanitárias, das orientações de órgãos de saúde pública municipais, estadual e federal, assim como de órgãos educacionais da esfera federal.”

Encontro

A reunião do Consepex tem a intenção de ser um momento de construção coletiva das Diretrizes, dada a importância do documento. O pró-reitor de Ensino finaliza: “A reunião de sexta-feira [30/04] é muito importante, porque, a comissão das diretrizes pedagógicas para o ensino no contexto da pandemia já fez um trabalho muito minucioso, detalhado e em constante diálogo com os campi e com o Comitê de Ensino (Coen), mas o Consepex é uma instância de decisão. É uma primeira instância de decisão colegiada superior. O Conselho pode acatar na íntegra o trabalho da comissão ou aperfeiçoá-lo, caso entenda necessário. Então esse é um movimento importante, determinante para a nossa vida acadêmica durante o ano de 2021".

Além das Diretrizes Pedagógicas para o ano letivo, outras pautas estão previstas para discussão do encontro virtual de 30/04.

Demais pautas

*Regulamento de Projetos de Ensino;

*Eleição complementar do Consepex;

*Menção de louvor;

*Carga horária de docentes afastados de sala de aula por motivos de saúde;

*Criação de Curso Técnico de Nível Médio em Jucurutu;

*Projeto Pedagógico do curso de Mestrado em Ensino;

*Centralização da organização das provas dos Processos Seletivos para discentes

Acesse

Minuta da Resolução de Diretrizes Pedagógicas para ensino no contexto da pandemia