Reunião do Conselho Escolar

Conselho Escolar do IFRN Campus Parnamirim, aprova novo Calendário Acadêmico sem ressalva

Calendário aguarda agora aprovação no Conselho Superior do IFRN, Consup

Publicada em 24/09/2020 Atualizada há 1 ano

Na tarde da última quinta-feira (24), aconteceu, de maneira remota, a reunião extraordinária do Conselho Escolar do campus Parnamirim. Esta reunião, convocada pelo presidente do Conselho e Diretor Geral do Campus, professor Paulo Vitor Silva, traçou caminhos importantes para o retorno das atividades acadêmicas do IFRN, Campus Parnamirim.

Esse também foi o momento em que a gestão do campus pôde contextualizar ações planejadas e em execução, com a finalidade de viabilizar o retorno do maior quantitativo dos alunos ás aulas.
O novo modelo de Calendário foi apresentado pelo Diretor Acadêmico do campus, o professor Givanaldo Rocha, e foram esclarecidas aos conselheiros presentes as particularidades do formato remoto de ensino. O diretor acadêmico destacou ainda que o novo calendário foi construído no formato de módulos, considerando 4 módulos anuais para todos os níveis de ensino, distribuídos em 7 semanas para cada módulo. Destacou-se também que para as turmas que atualmente estão cursando o 4º ano dos cursos integrados, será destinado um dia por semana para aulas em contra turno. Tal ação prevê o término do ano letivo de 2020 em tempo hábil para o ENEM. Os conselheiros aprovaram o calendário sem alterações.

Com relação a retomada das atividades acadêmicas, a gestão do campus trouxe para discussão tanto a preparação feita com os docentes da instituição, ainda no mês de agosto, quanto o curso de Letramento Digital para o Ensino Remoto Intencional, que será direcionado aos estudantes no período de 28 de setembro a 02 de outubro. O curso tem certificação de 15h e se faz importante para que os alunos se ambientalizem com as plataformas e o sistema de aulas Síncronos e Assíncronos adotados no ensino remoto intencional.

Também fez parte das discussões o edital de Assistência estudantil para o ensino remoto, que viabiliza auxílio emergencial para estudantes e está com inscrições abertas até hoje, 25 de setembro.

O grupo gestor do campus também explicou e apresentou aos conselheiros a documentação, aprovada pelo CONSUP como princípio de validação para a retomada das atividades acadêmicas.

Os conselheiros se mostraram preocupados sobre as atuais ações sistêmicas e externaram total apoio às ações que estão sendo desenvolvidas internamente no Campus Parnamirim.

Veja aqui o calendário