Você está aqui: Página Inicial / Campi / Parnamirim / Notícias / Com 73 vagas, Campus abre curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis
interinstitucional

Com 73 vagas, Campus abre curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis

27/06/2022 - Oferta é parceria com a prefeitura de Parnamirim

Com 73 vagas, Campus abre curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis

As pré-inscrições acontecem na Semas/Prefeitura de Parnamirim

Campus Parnamirim do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), em parceria com a prefeitura do município, abre duas turmas para o curso de Formação Inicial e Continuada de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis, uma no período da manhã, com 33 vagas, e outra à tarde, com 40 vagas.

As pré-inscrições para as 73 vagas disponíveis devem ser realizadas na segunda-feira, 27 de junho, junto à Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação e Regularização Fundiária (Semas) da Prefeitura de Parnamirim, entre 7h30 e 13h30. Podem se inscrever estudantes, trabalhadores e beneficiários de programas do Governo Federal, do sexo masculino e feminino, maiores de 18 anos. A escolaridade mínima exigida é o ensino fundamental I completo (5º ano).  No ato da inscrição é preciso apresentar cópia do RG, CPF, comprovantes de residência e escolaridade e dados bancários (não pode ser Caixa Fácil).

Segundo informações do Projeto Pedagógico (PPC), “a oferta é realizada por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) – Qualifica Mais Energif – e tem duração de 200 hora/aula, contemplando teoria e prática; para a coordenação do curso, as vagas oferecidas geram ótimas possibilidades de estágio profissional para os alunos que mais se destacarem”.

A Semas funciona na Rua Aspirante Santos, 396, Bairro Santos Reis, em Parnamirim, e atende pelo 84 3644-8400, 84 3644-8401 ou 84 3644-8402.

O curso

O Qualifica Mais Energif é uma linha de fomento específica do Programa Qualifica Mais em que se ofertam vagas do curso de qualificação profissional de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis (200 horas).

A linha atende os objetivos do Programa Energif, estruturado no âmbito da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), do Ministério da Educação (MEC), com foco em medidas de melhoria no desempenho energético da Rede Federal, bem como a ampliação da oferta de cursos por suas unidades. 

Entre suas vertentes de apoio, constam a aquisição de equipamentos de infraestrutura para geração de energia elétrica por fontes renováveis e a implementação de cursos para formação de profissionais na área.

Com o objetivo geral de promover a ampliação do número de trabalhadoras e trabalhadores com qualificação para o segmento das Energias Renováveis e com ênfase na instalação de sistemas fotovoltaicos, o curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis deverá formar profissional capaz de demonstrar um perfil que lhe possibilite analisar, quantificar e realizar instalação e manutenção elétrica de sistemas de geração de energia residencial e comercial por meio de painéis solares fotovoltaicos e desenvolver empreendimentos nas áreas de tecnologia e infraestrutura no campo da formação, viabilizando processos sustentáveis de inovação e geração de trabalho, emprego e renda, entre outros. Após a integralização do Curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis será conferido o certificado de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis.

Acesse

PPC do Curso

Ações do documento

Página em carregamento