Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Ensino

Cin&ArtE prestigia pré-estreia do filme Bacurau

Projeto faz parte do Núcleo de Arte do Campus

Publicada em 29/08/2019 Atualizada há 1 ano, 3 meses

No dia 22 de agosto de 2019 aconteceu no povoado da Barra/Parelhas-RN a pré-estreia do filme Bacurau. Desse modo, o projeto Cin&ArtE do Campus Parnamirim esteve presente ampliando sua relação entre cinema, arte e educação e agregando conhecimento. Estiveram presentes a Profa Izanny Brito, coordenadora do Projeto, e os alunos Emilly, João Gabriel e Ícaro Labre, participantes do Cin&ArtE e do Núcleo de Arte do Campus, que juntos vivenciarem a cultura potiguar e brasileira da arte audiovisual in loco.


Para os estudantes, este foi um momento impar de ampliação de conhecimento sobre o cinema, uma vez que nas experiências vivenciadas passaram por caminhos que observaram no filme reconhecendo, especificamente, os locais de gravação. Também, todos puderam ver de perto como a organização dos preparativos para a exibição de um filme funciona, aproximando-os e proporcionando maior familiaridade com a área do audiovisual.


Para Ícaro Labre, esta foi “uma experiência única em ver um filme produzido no nosso estado, justamente onde ele foi feito, incluindo o incrível trajeto pelo nosso sertão. Ao chegar no povoado Barra andamos pelas redondezas, conhecemos o lugar e parte do elenco, principalmente, aqueles que habitam no local, o que só tornou a experiência de ver o filme mais especial, pois nos identificamos e sabemos que é a nossa gente participando”. 


Já Emilly Chacon afirma que o filme foi lindo e que “O fato de ao mesmo tempo em que assistíamos ao filme, tínhamos a reação imediata do público e das pessoas que participaram dele, visto que a maioria das pessoas que se faziam presentes, sequer tinham ido ao cinema alguma vez na vida, fez com que a experiência fosse muito mais enriquecedora”.


João Gabriel, por sua vez, fala que “o filme correspondeu enormemente a expectativa que um premiado em Cannes carrega, com aspectos de direção impecáveis, uma preparação de elenco muito cuidadosa, tendo em vista que muitos dos atores nunca tinham representado um personagem, uma fotografia de encher os olhos, uma narração frenética e emocionante, mas sem perder seus momentos sérios ou dramáticos, com cenas que impressionam e chocam, sempre cirurgicamente encaixadas e tudo isso com um orçamento quase que insignificante perto das produções americanas”.


Bacural é o mais novo filme dos cineastas Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles e que proporciona uma gama de reflexões, além de carregar um pouco de cada um de nós por meio das imagens do sertão nordestino e dos personagens tão bem caracterizados para um roteiro surpreendente e de aspecto social de resistência. É indo a eventos como este que o projeto “Cinema & Arte-Educação- Cin&ArtE” cria espaços que contribuem com a formação artística, cultural e cidadã de estudantes, possibilitando a reflexão sobre o cinema a partir de exibição de filmes e produção de vídeos, de modo a desenvolver, assim, a competência para ver e a formação estética dos espectadores.

Palavras-chave:
ensino
extensao

Notícias relacionadas