Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Projeto

Campus sedia evento para aperfeiçoamento de sistemas da Companhia Nacional de Abastecimento

Representantes do Instituto e da Conab juntam-se para avaliar Projeto de desenvolvimento de softwares

Publicada por Mariana Maia em 06/02/2026 Atualizada em 6 de Fevereiro de 2026 às 12:41

Nas dependências do Campus Parnamirim do IFRN foi realizado, entre os dias 3 e 5 de fevereiro, o Onboarding Sinapse Fase 2. Com o objetivo de avaliar os primeiros seis meses do projeto Sinapse (Sistemas Integrados para Aprimoramento de Políticas e Serviços Estratégicos), o evento contou com a presença de servidores representantes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e do Laboratório de Pesquisa em Redes e Sistemas Computacionais (NOCS Lab) do Campus.

O Sinapse é oriundo de termo de execução descentralizada entre o IFRN e a Conab, firmado em julho do ano passado. A iniciativa busca evoluir os sistemas implementados atualmente na companhia, agregando melhorias e novas funcionalidades aos softwares utilizados para viabilizar as operações do órgão, destinadas ao fortalecimento das políticas públicas voltadas à agricultura familiar.

Dentre os sistemas que integram o Sinapse, estão o Sistema de Informações Agrícolas e de Abastecimento (Siagro), o Sistema de Gestão do Programa de Aquisição de Alimentos (SigPAA), o Sistema de Cadastro Nacional de Unidades Armazenadoras (Sicarm) e o Sistema de Informações Setoriais de Comercialização (Siscom).

Equipes do IFRN e da Conab durante o Onboarding Sinapse
Equipes do IFRN e da Conab durante o Onboarding Sinapse

Evento

Os três dias do Onboarding Sinapse Fase 2 foram focados nas entregas ocorridas nesses seis meses de implementação e na projeção de ações para os dois próximos anos, perfazendo um projeto com uma duração total de 30 meses.

“Na primeira fase, trabalhamos com dois sistemas e agora estamos entrando com mais dois e mais um módulo”, explica Daniel Hatano, assistente da Superintendência de Tecnologia da Conab (Sutin). “Estamos agregando a força de trabalho do IFRN para que consigamos executar mais funcionalidades dentro da tecnologia da informação da Conab, dando o suporte necessário para a execução dessas políticas”, acrescenta.

A interação entre membros do NOCS Lab e da Sutin visa a uma melhor compreensão dos processos da Conab para, assim, agregar melhorias aos sistemas da Companhia. “Essa parceria está ajudando a gente a reconstruir e construir novos módulos para conseguir evoluir, pegando módulos com tecnologias muito ultrapassadas e avançando para tecnologias mais novas, usando nisso a expertise do pessoal do IFRN e a nossa expertise em relação aos processos de negócio”, pontua Leonardo Soares, analista de sistemas da Conab.

Representantes da Superintendência de Tecnologia da Conab em momento de explanação
Representantes da Superintendência de Tecnologia da Conab em momento de explanação

Avaliação

Para os participantes do evento, o Onboarding Sinapse é uma forma de integrar as equipes das duas instituições e, com isso, alcançar com mais agilidade e efetividade os objetivos do projeto.

“Escutar todas essas pessoas e ter essa troca de conhecimento foi muito produtivo, porque a gente consegue agora ter uma visão e outras abordagens para resolver os nossos problemas internos”, comenta Rodrigo Borges, analista desenvolvedor da Conab.

O coordenador do NOCS Lab, Diego Pereira, reforça que a parceria entre as duas instituições busca evoluir e atualizar as tecnologias de desenvolvimento do ecossistema de softwares da Conab. Para ele, eventos como o ocorrido contribuem para fortalecer as ações voltadas para o Sinapse.

“O Onboarding proporcionou uma maior integração entre as equipes do IFRN/NOCS Lab e da Conab”, avaliou Diego Pereira. “É preciso trazer o conhecimento técnico e negocial para dentro da equipe de desenvolvimento. Essa integração entre os membros acelera o processo de desenvolvimento e diminui a chance de erros”, complementa.