Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Eficiência Energética

Campus recebe Projeto Energia com Cidadania

Foram trocadas aproximadamente 2 mil lâmpadas

Publicada em 09/04/2019 Atualizada há 1 ano

No decorrer de duas semanas, final de março e início de abril, uma equipe da Cosern esteve no Campus Parnamirim e realizou a troca de aproximadamente 2 mil lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de LED. Essa ação faz parte do Projeto Energia com Cidadania, do Programa de Eficiência Energética do Grupo Neoenergia. Neste projeto são contemplados tanto clientes residenciais como instituições que se enquadrem nos requisitos exigidos.

Uma outra ação realizada no Campus, dentro deste projeto, além da troca das lâmpadas, foi uma palestra sobre o projeto, a conscientização sobre o uso eficiente e seguro da energia elétrica e eficiência energética. Essa palestra foi ministrada pela Engenheira Maria Eduarda Oliveira, no dia 28 de fevereiro, no auditório do Campus.

Ana Cláudia Nóbrega, engenheira deste Campus, ressalta os benefícios das lâmpadas de LED, citando: um menor custo com manutenção, pois para este tipo de lâmpada não é necessário o reator; são ecologicamente melhores, pois em sua composição não há metais pesados e materiais tóxicos; apresentam uma maior durabilidade podendo chegar a 20.000 horas de funcionamento; não emitem calor; e geram um menor consumo de energia com a mesma qualidade de iluminação.

Diante das ações realizadas através do Projeto, o Diretor-Geral do Campus diz: “Nós que fazemos o Campus Parnamirim ficamos felizes e agradecidos pela existência de um programa social tão importante e de grande impacto na questão ambiental. Muitas vezes, é através de Programas de Eficiência Energética como esses, que a população passa a dar mais importância para desenvolver ações que, além de preservar o bolso, financeiramente falando, passam a ser solidárias com o problema ambiental que vivemos na atividade de geração de energia elétrica. Então a palavra é de agradecimento a COSERN e aos órgãos públicos que aprovam a realização de políticas como essa que chegam rapidamente às comunidades fazendo a diferença na vida das pessoas e das instituições dessas comunidades”.

Palavras-chave:
ensino
servidores

Notícias relacionadas