Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Pesquisa & Extensão

Campus recebe convite para firmar parceria com a Agência Espacial Brasileira

Cooperação para atuar no CVT-Espacial, implantado no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno

Publicada em 07/12/2016 Atualizada há 1 ano

Na tarde desta terça-feira (6), o Diretor-Geral do Campus Parnamirim, Ismael Coutinho, juntamente com o Diretor Acadêmico, Filipe Quintaes, o Diretor de Administração, Fábio Lisboa, as pedagogas Iaponira Rodrigues e Maria das Graças Sousa, os coordenadores de curso Bruno Gomes e Paulo Vitor Silva, a coordenadora de Pesquisa e Inovação Andrea Pereira, e o Coordenador de laboratórios Ivan Bandeira, puderam conhecer o projeto Centro Vocacional Tecnológico Espacial (CVT-Espacial).

O projeto foi apresentado pelo Coordenador de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Diretoria de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento da Agência Espacial Brasileira (AEB), Jean Robert Batana Pires Ferreira, que estava acompanhado da Sra. Anna Karoline Fernandes Nunes e do Vice-Diretor do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), Coronel Aviador Sidney Miguel Lima.

Durante a apresentação, foi possível conhecer os motivos de implantação deste projeto no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, bem como entender os objetivos de atuação e o principal público que poderá ser contemplado com atividades multidisciplinares que envolverão diferentes níveis de complexidade. O CVT-Espacial tem como finalidade desenvolver e apoiar a disseminação da cultura espacial e científica no Brasil e despertar o interesse de futuros jovens profissionais para atividades de pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico no setor aeroespacial.

Diante das necessidades operacionais do CVT-Espacial, expostas neste encontro, foi proposta uma parceria da AEB com o IFRN. Segundo o Diretor-Geral “a parceria será importante para que o Campus possa ajudar na concretização de um projeto que há muito tempo vem sendo planejado e construído, que é o CVT Aeroespacial. Importante Centro para que possa despertar no jovem o interesse de trabalhar com tecnologias espaciais e, também, para desmistificar a ideia de que é algo distante de nossa realidade. Afinal, hoje dependemos de satélites para quase tudo, seja para usar um celular ou para chamar um táxi ou um Uber, apontando a nossa localização quase exata.”

 

 


Com informações do sítio do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI):  http://www.clbi.cta.br/internet/

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa

Notícias relacionadas