Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Artes

Campus realiza Mostra de Desenhos e Fotografias

Exposição teve início na IV Semana do Livro e da Biblioteca

Publicada em 03/11/2016 Atualizada há 1 ano

Na última quinta-feira (27), no encerramento da IV Semana do Livro e da Biblioteca, teve início a Mostra de Desenhos e Fotografias. Esta atividade foi organizada pela professora de Artes Visuais, Rosineide Ferreira. Com os alunos das turmas de 1º ano dos cursos técnicos de Informática e Mecatrônica do Campus, foi trabalhado o desenho, na disciplina de Arte I. Já as fotografias foram produzidas com as turmas de 2º ano dos cursos técnicos de Informática e Mecatrônica.

Segundo Rosineide, “a ideia dessa exposição não é apenas mostrar um apanhado de imagens, mas um olhar para as coisas cotidianas e para o que/como a enxergamos. É a busca da reflexão para o olhar, além de ver. Porque exercer a percepção nos torna capazes de ler os pormenores, as entrelinhas de nosso mundo. Fizemos o exercício de adentrar nesse mundo invisível do Campus Parnamirim e convidamos todos a percebê-lo sob a poética de cada estudante/autor, nesse exercício perceptivo, realizado a partir de “MEU OLHAR E O MUNDO IFPAR – nome dado à Mostra”.

A professora Rosineide ressalta, com muita alegria, que, através dos relatos dos estudantes após o desenvolvimento da atividade, foi possível perceber que o objetivo havia sido alcançado, pois o olhar dos alunos envolvidos foi minucioso e consciente. Para ela, eles tiveram um olhar que critica, instiga, sente, percebe e age. A partir deste resultado, a professora compartilha dois relatos que expressam esse entendimento. São eles:

Relato do aluno Murilo Chagas Rodrigues – 1º ano do Curso Técnico Integrado de Informática

“Digamos que foi um tanto desafiador. Expressar de maneira pequena e isolada aquilo que é tão grande e cotidiano demandou alguns minutos para a escolha perfeita. A turma inteira se separou, cada um para um lado, para seu pedaço de si. Achei isso curioso e refleti sobre como cada um de nós convive com as mesmas coisas e, ainda assim, tem visões tão diferentes a respeito dessas coisas (nesse caso, nosso campus). Tomar consciência desses fatos foi ótimo para mim, me enriqueceu e me fez perceber qual a única diferença daquilo que eu e você vemos, são os nossos olhos.”

Relato da aluna Mariana Oliveira – 2º ano do Curso Técnico Integrado de Mecatrônica

“Parece outro mundo. Um universo paralelo que ninguém encontra dentro do nosso planeta específico. São seres tão insignificantes que vale a pena dizer que eles vivem em um mundo paralelo, onde eles têm sua própria rainha e seus soldados. O fato é que elas vivem aqui, constroem sua fortaleza, tentam se proteger, trabalham, como qualquer humano nesta vida. Passei um logo tempo observando-as para capturar esse momento. Elas são guerreiras, um pouco briguentas e teimosas. Mas é compreensível esse comportamento, já que elas praticamente não são notadas. Nós deveríamos dar mais importância para os detalhes, olhar mais de perto, entender coisas novas. Enxergar quem vive bem ao nosso lado.”

A exposição segue até o final deste mês, no hall de entrada do Campus Parnamirim.

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas