Qualificação

Campus realiza aula inaugural do Curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis

Formação faz parte do Programa Qualifica Mais Energif, criado para melhorar o desempenho enérgico da Rede Federal e ampliar a oferta de profissionais da área

Publicada em 05/04/2022 Atualizada há 1 ano

A oferta do curso é gratuita e destinada à população do município, a fim de promover a inserção dos discentes no mercado de trabalho.

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), a partir do Campus Parnamirim, realizou, na última segunda-feira, 4 de abril, a aula inaugural do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis. A inauguração aconteceu presencialmente no Instituto e contou com a presença do diretor-geral do Campus, o professor Paulo Vitor Silva.

Além do diretor-geral, os estudantes foram recepcionados pela coordenadora de Extensão, a professora Glenda Michelle M. F. Dantas, que também coordena o curso, e pela equipe administrativa do Curso Energif. O primeiro grupo de discentes faz parte das cinco turmas previstas para serem formadas neste ano de 2022.

Segundo o professor Paulo Vitor, a qualificação profissional promovida pelo curso “ampliará as oportunidades de inserção dos alunos no mercado de trabalho, já que as expectativas inerentes à área de atuação são otimistas e os levantamentos mostram boa empregabilidade para alunos que concluíram cursos voltados ao segmento de energias renováveis”.

O curso

A formação objetiva a qualificação de profissionais para analisarem, quantificarem e realizarem a instalação, reparação e manutenção elétrica de sistemas de geração de energia residencial e comercial que utilizam painéis solares fotovoltaicos. A estruturação do curso é realizada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC).

Qualifica Mais Energif

O Programa Qualifica Mais Energif foi criado com o objetivo de fortalecer medidas de melhoria no desempenho enérgico da Rede Federal, bem como qualificar e ampliar a oferta de profissionais no segmento de Energias Renováveis.