Treinamento em Biossegurança

Campus promove Treinamento de Biossegurança para a retomada das atividades presenciais

Treinamento foi uma iniciativa da Comissão Permanente Local de enfrentamento à COVID - 19 do Campus Parnamirim e aconteceu de 27 a 29 de janeiro

Publicada em 29/01/2021 Atualizada há 1 ano

Nessa sexta feira (29), finalizou o treinamento em Biossegurança, ministrado pelo professor Dr. Jorge Luiz Araújo Filho, o Doutor Biossegurança das redes sociais. Com extenso currículo nas áreas de medicina, biotecnologia e patologia, o professor Jorge Luiz é palestrante e consultor na área de biossegurança e proporcionou um ambiente de aprendizagem interativo e dinâmico durante os três dias de curso.

O treinamento teve seu foco na prevenção e objetivou preparar, dentro das possibilidades, os servidores e terceirizados sobre a conduta correta e mais segura acerca dos procedimentos a serem realizados dentro dos ambientes da instituição, na ocasião das atividades presenciais. Como público alvo tivemos servidores da instituição e profissionais terceirizados que atuam na instituição. Cada dia de atividade teve em média 50 pessoas assistindo virtualmente, além de mais 15 pessoas em uma sala de aula no campus, respeitando os protocolos de segurança, para viabilizar a participação no treinamento à equipe que está em atividade presencial na instituição.

A professora de Biologia Thayse Azevedo da Silva, caracteriza essa como uma ação positiva do campus, pois o momento, que estamos vivendo “requer um preparo mais específico tanto de nós, servidores, quanto dos colaboradores e essas ações vêm a somar para um melhor entendimento deste momento. Uma vez que diante da pandemia e do possível retorno das nossas atividades presenciais, o curso vem nos trazer uma série de informações relevantes que serão postas em práticas no dia a dia do Campus.”

Para o Diretor Geral do Campus, o professor, Paulo Vitor Silva, a ação demonstra o cuidado que a gestão está tendo em promover ações que visem a segurança de todos. Segundo o gestor, “após apresentação do projeto de capacitação pelo nosso comitê Covid Local, a gestão do campus tinha a obrigação de abraçar a ideia. A saúde dos nossos servidores e o iminente retorno das atividades presenciais dos nossos alunos reforça ainda mais a necessidade de nos capacitarmos e aplicarmos as normas de segurança e esse projeto de Capacitação nessa área veio como umas das ações de principais para esse processo de retorno.”

Segundo o professor Jorge Luiz, ministrante do curso, Biossegurança é um conteúdo que precisa estar presente em nossa vida, mas como não temos a cultura preventiva no campo da biossegurança, o tempo de 3 dias para o desenvolvimento do curso foi fundamental para que os cursistas fossem internalizando as informações e assumindo a prática delas em seu dia a dia. O dr. Jorge, destaca ainda que “biossegurança são cuidados fundamentais que precisam ser vividos em todos os ambientes e no curso nós falamos muito sobre todos os aspectos de biossegurança através da metodologia ativa de ensino. Parabenizo a gestão do IFRN Campus Parnamirim por proporcionar oportunidade aos colaboradores e terceirizados participarem de um momento como esse e terem acesso a essas informações”

Ressaltamos que as aulas do curso foram gravadas e estão à disposição dos servidores inscritos, a partir da plataforma Nutror. A plataforma também já está disponibilizando certificado aos participantes. O acesso ao Nutror acontece a partir do e-mail de convite que foi enviado ao cursista a partir da validação da inscrição.

servidores