Novembro Negro
Campus Parnamirim promove “Novembro Negro”
O evento acontece entre os dias 14 e 29 de novembro.
Publicada por Ismara Medeiros em 17/11/2025 ― Atualizada em 17 de Novembro de 2025 às 14:17
Nesta sexta-feira (14), foi dado início às ações da programação do Novembro Negro, promovido pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileitos e Indígenas (Neabi) do Campus Parnamirim. O evento tem como objetivo promover a reflexão sobre a contribuição do povo negro à nossa cultura, bem como enfatizar o processo de exclusão social que essa população é historicamente submetida. O Novembro Negro abrange professores, estudantes, técnicos administrativos e é aberto à comunidade externa.
Abertura
A abertura ocorreu às 18h com a fala da coordenadora do Neabi, professora Aparecida Fernandes e do diretor geral do campus o professor Paulo Vitor Silva, que falaram sobre a iniciativa e sobre a relevância do evento para comunidade escolar. O início da programação foi marcado pela apresentação teatral "Atotô". A obra narra a jornada de um homem em busca de cura física e energética, encontrada nas tradições do candomblé e na força da natureza.
Inspirado em um itã de Obaluayê e em rituais como o Olubajè, o espetáculo ganha potência nos “estados de presença do corpo”, revelando um silêncio profundo que nasce da terra. Celebrando a ancestralidade como guia, mostra a natureza transformando o caos em festa.
Programação
18 de novembro (terça-feira)
13h – Roda de conversa sobre “Olhos D'água”, de Conceição Evaristo e “O Sol na Cabeça”, de Geovani Martins. O clube de leitura Nísia Floresta promove a leitura e discussão, de contos das obras de Conceição Evaristo e de Geovani Martins, dois grandes nomes da literatura afro-brasileira contemporânea.
Organização: professora Marcela Souza
Local: Biblioteca do campus (Sala 1)
19 de novembro (quarta-feira)
9h - Sala temática com debates, jogos, brincadeiras, degustação de comidas e confecções de artesanato.
Local: Sala B15 do anexo
10h – Exposição fotográfica “Batismo” (corredor da biblioteca)
Local: Corredor da biblioteca
13h – Exibição do documentário “Batismo” e Palestra de Amanda Majuí: “Reflexões sobre a arte e o combate ao racismo religioso”.
Local: Auditório
21 de novembro (sexta-feira)
9h – Sala temática com aprsentações culturais (capoeira, dança afro, música negra), contação de histórias de resistência, jogos e exposições.
Local: Sala B15 do anexo
18h – Apresentação do Coco de Roda dos Encantados - Cia de Danças Xaxado
Local: Centro de Vivência
25 de novembro (terça-feira)
13h às 18h - Festival Hip-Hop Vive
Local: Auditório
29 de novembro (sábado)
14h - Batismo da Capoeira
Local: Ginásio
- Palavras-chave:
- Novembro negro Neabi Evento