Evento do IFRN

Alunos e servidores participam da SECITEX 2019

Equipe é premiada na V Olimpíada de Robótica do IFRN e trabalhos são premiados no Congic

Publicada em 22/10/2019 Atualizada há 1 ano

Na semana passada, nos dias 16, 17 e 18, uma delegação composta por mais de 50 pessoas, entre alunos e servidores, do Campus Parnamirim participaram da V Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Secitex). O evento, que é itinerante, esse ano foi realizado pelo Campus Mossoró.  A Secitex teve 3 mil participantes cadastrados no site do evento, além dos visitantes. Foram apresentados 521 projetos entre o Congresso de Iniciação Científica (Congic), a Mostra Tecnológica e o Simpósio de Extensão, foram realizados 39 minicursos e oficinas, ministrados por servidores e estudantes do IFRN, a Mostra Coletiva de Arte, que aconteceu no Teatro Dix Huit Rosado, contou com a participação de 280 estudantes, num total de 30 apresentações, divididas entre artes cênicas, música, fotografia e vídeos. A Olimpíada de Robótica, teve 36 equipes inscritas e o Prêmio de Empreendedorismo Inovador 70 participantes. Tudo isso dá uma dimensão do que é este evento para o IFRN. E o Campus Parnamirim não podia ficar de fora.

Entre os trabalhos apresentados, o Campus Parnamirim foi destaque no XV CONGIC, modalidade pôster com premiação de 1º e 2º lugares da área da Artes, Letras e Linguística e na V Olimpíada de Robótica, com o 2º lugar para a equipe Cafecitos.

Em 2020, a VI edição da Secitex acontecerá no Campus Currais Novos. O anúncio da nova sede foi feito pelo Diretor Geral do referido Campus no encerramento da V Secitex.

Mostra de Pôster

Os pôsteres premiados são frutos do trabalho de orientação da professora de arte Rebeca Caroça. Com os títulos A RÚSSIA NO SÉCULO XIX: EXPOENTES DRAMATÚRGICOS (1º lugar) e HISTÓRIA DO TEATRO NO RIO GRANDE DO NORTE: UMA INVESTIGAÇÃO PRELIMINAR (2º lugar), as alunas Yara Galdino e Emily Chacon foram premiadas na V Secitex.

Ambos os trabalhos são fruto dos projetos de pesquisa desenvolvidos no Campus pela professora Rebeka Caroça e contempladas através do Edital nº 05/2019 - PROPI/RE/IFRN - Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM/CNPq).

V Olimpíada de Robótica

Sob a orientação do professor João Maria do Nascimento, os alunos Vinícius Medeiros Xavier, Pedro Joâo Antonio Alvarez Gil, Moisés da Rocha Alves e Narciso Nunes de Queiroz Neto foram mais uma vez premiados na Olimpíada de Robótica, que acontece todo ano durante a Secitex. Esse ano o projeto intitulado Cafecitus, ficou com o segundo lugar na V Olimpíada de Robótica com 355 pontos.

extensao
pesquisa