Parceria
Campus Parnamirim marca presença no lançamento do projeto Parnamirim Aeroporto Digital
Solenidade no Centro Administrativo de Parnamirim conta com representantes do Instituto
Publicada por Mariana Maia em 17/09/2025 ― Atualizada em 17 de Setembro de 2025 às 11:21
O Instituto Federal do Rio Grande do Norte – Campus Parnamirim firmou-se como parceiro estratégico da iniciativa de transformação do antigo Aeroporto Augusto Severo em um polo de inovação e tecnologia. Um importante passo foi dado no dia 9 de setembro de 2025, quando foi lançado oficialmente o projeto Parnamirim Aeroporto Digital. Durante a solenidade no Centro Administrativo do município, o professor Diego Pereira, Assessor de Projetos do Campus Parnamirim, representou o Diretor-Geral Prof. Paulo Vitor, reforçando o compromisso da instituição com o desenvolvimento regional.
Papel do Campus
A Instituição participa do grupo de entidades parceiras que vão definir e implementar o modelo do projeto. O Campus marca sua atuação no desenvolvimento regional por meio da formação de recursos humanos qualificados, pesquisa aplicada e inovação tecnológica.
Na fase inicial, o IFRN já havia sido envolvido em reuniões preparatórias para colaborar com ideias e iniciativas que possam fortalecer o Aeroporto Digital, inclusive através de laboratórios e infraestrutura de tecnologia.
Objetivo do projeto
O Aeroporto Digital visa requalificar a área histórica do antigo aeroporto para abrigar infraestrutura moderna voltada à inovação, ensino, pesquisa e empreendedorismo, com forte atuação no setor aeronáutico. Entre os espaços previstos estão:
● seis salas de aula;
● 16 ambientes para startups;
● laboratório de informática e tecnologia;
● salas de treinamentos;
● auditório para 145 pessoas;
● museu, midiateca, sala de realidade virtual e estúdio de podcast;
● praça de alimentação, quiosques, espaços de convivência internos e externos, estacionamento amplo.
Parcerias e próximos passos
Além do IFRN, o projeto conta com outras instituições parceiras, como a Força Aérea Brasileira, FIERN, SEBRAE/RN, Instituto Metrópole Digital, UFRN, UFERSA, entre outras.
Segundo a prefeita Nilda Cruz, o projeto “é visionário” e representa “o início da materialização de um sonho”, com expectativa de gerar emprego, renda e oportunidades para jovens.
Nos próximos dias, será organizado grupo de trabalho para visita ao prédio do antigo aeroporto e elaboração do modelo de negócios que vai dar corpo ao Aeroporto Digital. A previsão é que sua execução se estenda por até cinco anos.