Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Parceria

Campus Parnamirim marca presença no lançamento do projeto Parnamirim Aeroporto Digital

Solenidade no Centro Administrativo de Parnamirim conta com representantes do Instituto

Publicada por Mariana Maia em 17/09/2025 Atualizada em 17 de Setembro de 2025 às 11:21

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte – Campus Parnamirim firmou-se como parceiro estratégico da iniciativa de transformação do antigo Aeroporto Augusto Severo em um polo de inovação e tecnologia. Um importante passo foi dado no dia 9 de setembro de 2025, quando foi lançado oficialmente o projeto Parnamirim Aeroporto Digital. Durante a solenidade no Centro Administrativo do município, o professor Diego Pereira, Assessor de Projetos do Campus Parnamirim, representou o Diretor-Geral Prof. Paulo Vitor, reforçando o compromisso da instituição com o desenvolvimento regional.

Papel do Campus

A Instituição participa do grupo de entidades parceiras que vão definir e implementar o modelo do projeto. O Campus marca sua atuação no desenvolvimento regional por meio da formação de recursos humanos qualificados, pesquisa aplicada e inovação tecnológica.

Na fase inicial, o IFRN já havia sido envolvido em reuniões preparatórias para colaborar com ideias e iniciativas que possam fortalecer o Aeroporto Digital, inclusive através de laboratórios e infraestrutura de tecnologia.

Objetivo do projeto

O Aeroporto Digital visa requalificar a área histórica do antigo aeroporto para abrigar infraestrutura moderna voltada à inovação, ensino, pesquisa e empreendedorismo, com forte atuação no setor aeronáutico. Entre os espaços previstos estão:

● seis salas de aula;

● 16 ambientes para startups;

● laboratório de informática e tecnologia;

● salas de treinamentos;

● auditório para 145 pessoas;

● museu, midiateca, sala de realidade virtual e estúdio de podcast;

● praça de alimentação, quiosques, espaços de convivência internos e externos, estacionamento amplo.

Parcerias e próximos passos

Além do IFRN, o projeto conta com outras instituições parceiras, como a Força Aérea Brasileira, FIERN, SEBRAE/RN, Instituto Metrópole Digital, UFRN, UFERSA, entre outras.

Segundo a prefeita Nilda Cruz, o projeto “é visionário” e representa “o início da materialização de um sonho”, com expectativa de gerar emprego, renda e oportunidades para jovens.

Nos próximos dias, será organizado grupo de trabalho para visita ao prédio do antigo aeroporto e elaboração do modelo de negócios que vai dar corpo ao Aeroporto Digital. A previsão é que sua execução se estenda por até cinco anos.