Evento
Campus Parnamirim comemora dois anos do Laboratório de Pesquisa em Redes e Sistemas Computacionais
NOCS Lab apresenta resultados e projeta ampliação para 2026
Publicada por Mariana Maia em 09/12/2025 ― Atualizada em 9 de Dezembro de 2025 às 11:48
Na sexta-feira (5), o Laboratório de Pesquisa em Redes e Sistemas Computacionais (NOCS Lab) do Campus Parnamirim realizou cerimônia alusiva aos seus dois anos de atuação. O evento contou com a presença de pesquisadores, estudantes bolsistas e servidores da instituição.
A solenidade foi aberta pelo diretor-geral do Campus, professor Paulo Vitor Silva, que, além da saudação de boas-vindas aos presentes, destacou o avanço do laboratório neste curto período de tempo. Em seguida, representando a Reitoria do Instituto, o pró-reitor de planejamento e desenvolvimento institucional, professor Raphael Fontes, ressaltou que, mesmo em pouco tempo, o NOCS se sobressai com projetos relevantes, inclusive, de alcance nacional.

O evento também foi marcado pela certificação de estudantes bolsistas concluintes e homenagens aos servidores do Campus e a pesquisadores dos projetos desenvolvidos. Na ocasião, o NOCS celebrou ainda os 15 anos do Campus Parnamirim, com o descerramento de placa que representa as datas comemorativas do laboratório e da unidade.
Histórico e perspectivas
A solenidade teve, ainda, momento de apresentação dos resultados desses anos de atuação e a projeção das ações futuras. O coordenador do NOCS, professor Diego Pereira, fez um breve histórico destacando a evolução da estrutura utilizada pelo laboratório e ampliação da equipe, que, hoje, é composta por 123 integrantes, sendo 53 bolsistas e 70 pesquisadores voluntários.
Atualmente, o NOCS possui 40 projetos, entre ações desenvolvidas e em andamento, sendo 28 relacionados à área de pesquisa e doze à extensão. Os recursos provenientes de instituições de fomento, como a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern), soma mais de R$ 28 milhões.

Dentre as ações para 2026, Diego Pereira destacou o projeto NOCS 3.0, que trata da ampliação das dependências físicas do espaço. O laboratório ocupa, atualmente, uma sala de 39 m² e passará a ter uma estrutura dividida em três ambientes que, juntos, somarão 99 m², acomodando as salas de pesquisadores, de desenvolvimento de softwares e da coordenação. Dessa forma, o NOCS poderá abrigar até 48 pessoas desempenhando atividades diversas.
O projeto 3.0 também contempla a estruturação de um espaço externo de convivência, que será destinado tanto à interação da equipe, para além das dependências do laboratório, como para a realização de eventos institucionais.

“Iniciamos nossas atividades em 2023, em um espaço de apenas 15 m² e, agora, partimos para essa ampliação, contribuindo ainda mais para modernização da estrutura do NOCS”, comentou o coordenador. “Estamos muito felizes com esse marco de dois anos e tudo isso só foi possível graças ao nosso empenho e às parcerias com o Campus Parnamirim e com instituições que acreditam em nosso potencial, como o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Fundação Nacional de Artes (Funarte), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Prefeitura de Parnamirim”, comentou.
- Palavras-chave:
- Projetos Aniversário NOCS Lab