Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Evento

Campus Parnamirim comemora dois anos do Laboratório de Pesquisa em Redes e Sistemas Computacionais

NOCS Lab apresenta resultados e projeta ampliação para 2026

Publicada por Mariana Maia em 09/12/2025 Atualizada em 9 de Dezembro de 2025 às 11:48

Na sexta-feira (5), o Laboratório de Pesquisa em Redes e Sistemas Computacionais (NOCS Lab) do Campus Parnamirim realizou cerimônia alusiva aos seus dois anos de atuação. O evento contou com a presença de pesquisadores, estudantes bolsistas e servidores da instituição.

A solenidade foi aberta pelo diretor-geral do Campus, professor Paulo Vitor Silva, que, além da saudação de boas-vindas aos presentes, destacou o avanço do laboratório neste curto período de tempo. Em seguida, representando a Reitoria do Instituto, o pró-reitor de planejamento e desenvolvimento institucional, professor Raphael Fontes, ressaltou que, mesmo em pouco tempo, o NOCS se sobressai com projetos relevantes, inclusive, de alcance nacional.

Evento marcou os dois anos de atividade do NOCS Lab
Evento marcou os dois anos de atividade do NOCS Lab

O evento também foi marcado pela certificação de estudantes bolsistas concluintes e homenagens aos servidores do Campus e a pesquisadores dos projetos desenvolvidos. Na ocasião, o NOCS celebrou ainda os 15 anos do Campus Parnamirim, com o descerramento de placa que representa as datas comemorativas do laboratório e da unidade.

Histórico e perspectivas

A solenidade teve, ainda, momento de apresentação dos resultados desses anos de atuação e a projeção das ações futuras. O coordenador do NOCS, professor Diego Pereira, fez um breve histórico destacando a evolução da estrutura utilizada pelo laboratório e ampliação da equipe, que, hoje, é composta por 123 integrantes, sendo 53 bolsistas e 70 pesquisadores voluntários.

Atualmente, o NOCS possui 40 projetos, entre ações desenvolvidas e em andamento, sendo 28 relacionados à área de pesquisa e doze à extensão. Os recursos provenientes de instituições de fomento, como a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern), soma mais de R$ 28 milhões.

Prof. Diego Pereira apresenta dados do laboratório
Prof. Diego Pereira apresenta dados do laboratório

Dentre as ações para 2026, Diego Pereira destacou o projeto NOCS 3.0, que trata da ampliação das dependências físicas do espaço. O laboratório ocupa, atualmente, uma sala de 39 m² e passará a ter uma estrutura dividida em três ambientes que, juntos, somarão 99 m², acomodando as salas de pesquisadores, de desenvolvimento de softwares e da coordenação. Dessa forma, o NOCS poderá abrigar até 48 pessoas desempenhando atividades diversas.

O projeto 3.0 também contempla a estruturação de um espaço externo de convivência, que será destinado tanto à interação da equipe, para além das dependências do laboratório, como para a realização de eventos institucionais.

Layout da sala de desenvolvimento de softwares do NOCS 3.0
Layout da sala de desenvolvimento de softwares do NOCS 3.0

“Iniciamos nossas atividades em 2023, em um espaço de apenas 15 m² e, agora, partimos para essa ampliação, contribuindo ainda mais para modernização da estrutura do NOCS”, comentou o coordenador. “Estamos muito felizes com esse marco de dois anos e tudo isso só foi possível graças ao nosso empenho e às parcerias com o Campus Parnamirim e com instituições que acreditam em nosso potencial, como o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Fundação Nacional de Artes (Funarte), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Prefeitura de Parnamirim”, comentou.

Palavras-chave:
Projetos Aniversário NOCS Lab