DESAFIO POÉTICO

Campus lança Desafio Poético: Slam de poesia

Tomando como mote as comemorações do Centenário da Semana de Arte Moderna, o evento acontecerá no dia 10 de março às 13h, no Campus Parnamirim do IFRN

Publicada em 03/03/2022 Atualizada há 1 ano

Slam de Poesia – Desafio poético

Na quinta-feira, dia 10/03/2022, às 13h, no IFRN – Campus Parnamirim, acontecerá o Desafio Poético: Slam de poesia. O evento visa estimular a relação do aluno com a literatura poética, tomando como mote as comemorações do Centenário da Semana de Arte Moderna. O tema da “batalha” – assim como é chamado esse desafio – será “O Antigo e o Moderno”, na busca de provocar a reflexão dos estudantes sobre os significados desses conceitos e sobre a mudança de sentido que incorporam ao longo das diferentes épocas. O evento é organizado pelo professor Carlos Versiani (História) e pelas professoras Izanny Brito (Arte), Maria Aparecida Fernandes e Marta Helena Feitosa (Língua Portuguesa).

O que é Slam de Poesia?

Poetry slam é uma competição em que poetas recitam um trabalho original. Essas performances são, em seguida, julgadas por membros selecionados da plateia ou então por uma comissão de jurados. Geralmente, as notas vão de zero a dez. Retiram-se, então, as melhores e as piores notas, mantendo-se apenas as três notas do meio. Dessa forma, a maior nota que uma pessoa pode tirar é trinta, e a menor é zero.

Regras

1. Cada candidato terá um tempo mínimo de 1min e máximo de 1min e 30s de apresentação.

2. Não é permitida a utilização de instrumentos musicais ou música pré-gravada, cenários, acessórios, disfarces ou máscaras. O poeta deverá vestir as roupas que usa no seu dia a dia.

3. O júri, constituído por três elementos, atribui uma nota após cada poema numa escala de 1 a 10.

4. Caso ultrapasse 1 minuto e 30 segundos, o poeta verá o seu score final penalizado, segundo o seguinte esquema: 0,5 ponto por cada período de 10 segundos acima de 1 minuto e 30 segundos.

Premiação

A premiação será um Cartão Presente Saraiva para o primeiro colocado do concurso.