10 anos - Administração

Comemorando 10 anos, Campus Parnamirim passa por obras para melhorias em sua infraestrutura

Gestores aproveitam o período de atividades não presenciais para executar obras de melhoria e conservação do Campus

Publicada em 22/12/2020 Atualizada há 1 ano

O ano de 2020 ficará marcado em nossa memória como o ano em que tivemos que lidar com muitas e repentinas mudanças em nossas vidas cotidianas. O ano em que tivemos que aprender a conviver com um inimigo invisível e cruel, o coronavírus. Um ano marcado pela distância social e pela proximidade que chega através dos bate papos e abraços virtuais. Tivemos que aprender a ensinar e aprender tendo o computador como um intermediário. Foi necessário adaptar-se rapidamente a essa nova realidade e traçar novos modelos para seguir em frente.

Para o Campus Parnamirim do IFRN, esse ano tem, também, um outro marco. É em 2020 que o campus completa 10 anos de funcionamento na cidade de Parnamirim, pois, foi, em 27 de dezembro de 2010, em uma solenidade realizada em Brasília, que esta unidade foi inaugurada pelo então presidente Luís Inácio Lula da Silva, juntamente com outros 31 novos campi de todo o país. O campus iniciou suas atividades, a princípio, em um núcleo de ensino na Escola Municipal Augusto Severo, através de um convênio com a Prefeitura Municipal. Depois, o campus passou a funcionar no seu endereço atual, localizado na rua Antônia de Lima Paiva, próximo à entrada do retorno para Pium.

Hoje, mesmo com as atividades presenciais suspensas pelos gestores do IFRN, devido à pandemia do coronavírus, o campus não parou um só dia de funcionar. Desde o dia 17 de março que são executadas ações como a realização de obras, aquisição de materiais, desenvolvimento de projetos, realização de eventos online, capacitações, elaboração do plano local de enfrentamento à covid-19, atendimentos psicológicos, encaminhamentos de processos administrativos e o levantamento de informações sobre o perfil dos estudantes, foram apenas algumas das atividades desenvolvidas pelos servidores do Campus. “Apesar da pandemia, o campus não parou.  A gestão do Campus Parnamirim tem investido na melhoria de sua estrutura física, com o intuito de torná-lo cada vez mais acessível e de oferecer melhores condições de trabalho para os servidores e comunidade acadêmica. Aproveitamos o formato de ensino remoto para adiantar as obras em nosso campus, observando as normas de segurança sanitária. As obras em andamento estão alinhadas com o planejamento estratégico do campus e são de grande importância para o retorno presencial dos nossos alunos, servidores e comunidade externa”, destaca o Diretor Geral, professor Paulo Vitor Silva.

Campus ganha três novos laboratórios no anexo II

Uma obra de grande impacto que certamente marcará o retorno às atividades presenciais no campus é a construção de três novos laboratórios na área do anexo II. Os laboratórios de desenvolvimento de projetos na área de robótica, de instalações elétricas prediais e de desenho técnico estão sendo construídos com recursos adquiridos, através de emendas parlamentares. O investimento é da ordem de R$ 355.720,14, o que possibilitará um espaço bem mais equipado para a realização das aulas práticas, tão importantes para o processo de aprendizagem. Além disso, estão sendo realizadas obras de acessibilidade ao campo de futebol; adequações nos laboratórios de física, química e biologia; criação da nova sala de estudos dos servidores; adequações do projeto elétrico da cantina e refeitório; reparos estruturais em alguns ambientes, como sala de música; implantação da nova sala do Grêmio Estudantil/Centro Acadêmico e da sala da Gráfica.

Outras melhorias também estão sendo realizadas com recurso provenientes do funcionamento do planejamento 2020: são investimentos visando a revitalização da pintura de diversos ambientes como o ginásio, área da piscina, centro de vivência, biblioteca, setor de saúde, alguns ambientes administrativos, muro externo, assim como mudança do piso na calçada e rampa de acesso ao prédio principal. O valor total investido foi de aproximadamente R$ 211.033,62 e é de suma importância para a manutenção predial, promovendo, assim, a segurança e o conforto da comunidade escolar, bem como possibilitando o aumento da vida útil e valorização do imóvel. Para a diretora de administração Ana Claudia Nóbrega, “os serviços realizados visam atender de forma geral às necessidades acadêmicas do campus, uma vez que os ambientes existentes se encontravam subdimensionados, com o aumento do número de servidores e alunos, e com essas ampliações novos projetos acadêmicos podem ser realizados, melhorando, assim, o serviço prestado à sociedade por essa instituição de ensino”.

É dessa maneira, mesmo sem o retorno das atividades presenciais por alunos e servidores, que o Campus Parnamirim comemora seus 10 anos de funcionamento, expandindo e se organizando para prestar um serviço, cada vez melhor, para toda a comunidade de seu entorno.

Parabéns Campus Parnamirim pelos seus 10 anos de atividade.

extensao
pesquisa