Artigo de professor do campus Parnamirim tem publicação em revista Sensors

O professor Luís Bruno Pereira do Nascimento do campus Parnamirim, teve o artigo publicado na revista de grande relevância.

Publicada em 02/07/2021 Atualizada há 1 ano

Publicação internacional

O professor Luís Bruno Pereira do Nascimento é autor do artigo, Algoritmos de planejamento de caminho seguro para robôs moveis baseados em espuma probabilístico, publicado no dia 17/06/2021 pela revista Sensors. O artigo teve coautoria dos professores, professor Vitor Gaboardi dos Santos e o professor Diego da Silva Pereira, ambos também do campus Parnamirim.  Sobre o artigo o professor Luís menciona:

"Essa publicação foi muito importante, pois além da satisfação de ter mais um trabalho publicado em um periódico de relevância internacional, é uma contribuição científica que vai auxiliar no desenvolvimento de dispositivos robóticos autônomos mais seguros."

O trabalho publicado, que tem como base o doutorado realizado na UFRN, propõe alguns métodos baseados em Espuma Probabilística para o planejamento de caminho seguro considerando diferentes cenários e necessidades específicas, como busca por rotas mais curtas, rotas mais seguras e menor tempo na busca.

Nas palavras do professor Luís;  "Como trata-se de um dispositivo robótico assistivo, prover um grau de segurança para os movimentos realizados pelo robô é essencial para garantir também a segurança do usuário, sendo a principal motivação desse trabalho."

Sensors é uma revista de relevância internacional, avaliada pela CAPES com Qualis A1 nas áreas de Ciência da Computação e Engenharias IV, possuindo Fator de Impacto 3,275 (Journal Citation Reports 2019).

Acesse o artigo clicando aqui.

extensao
pesquisa